A Reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) suspendeu por três semanas as aulas da graduação e da pós-graduação em razão do avanço da transmissão de coronavírus. A Secretaria Municipal da Saúde confirmou, no sábado (14), o quinto caso em Porto Alegre.
A notícia foi divulgada pela universidade na noite deste domingo (15). A nota afirma que "o andamento das atividades administrativas e operacionais será avaliado e equacionado entre a Administração Central e as diferentes instâncias da Universidade, com a possibilidade de aplicação da modalidade de trabalho remoto". O período da suspensão é entre esta segunda-feira (16) e o dia 5 de abril. As atividades essenciais serão preservadas.
Serão mantidas as bancas de qualificação e de defesa de dissertação e de tese, com o indicativo do uso de recursos a distância. Concursos públicos já programados para esse período também serão realizados. Os restaurantes universitários (RUs) estarão abertos, preferencialmente, para beneficiários da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae). Demais casos não contemplados nesta nota terão suas especificidades acordadas nos próximos dias.
A nota afirma ainda que a universidade segue acompanhando a situação, por meio do comitê responsável pelo Plano de Contingenciamento (Covid-19) e do contato com as autoridades sanitárias, de modo a manter a comunidade universitária atualizada a respeito da propagação do coronavírus e dos procedimentos necessários à prevenção e que, "a qualquer momento, poderá editar novas orientações".
À GauchaZH, o reitor da UFRGS Rui Vicente Oppermann revelou estar "muito preocupado" com a evolução da transmissão do coronavírus.
Mapa do coronavírus
Acompanhe a evolução dos casos por meio da ferramenta criada pela Universidade Johns Hopkins:
Quer saber mais sobre o coronavírus? Clique aqui e acompanhe todas as notícias, esclareça dúvidas e confira como se proteger da doença. Para receber boletins por e-mail sobre o assunto — com duas edições diárias —, acesse aqui.