A prefeitura de Porto Alegre reduziu 75 vagas no albergue provisório Renascer, destinado à população em situação de rua, na Zona Norte. A decisão, comunicada nesta sexta-feira (27), é uma medida de contingência em meio à pandemia de coronavírus. Assim, o número de vagas que serão disponibilizadas passa para 100 em vez das 175 anteriormente anunciadas.
A mudança entrou em vigor nesta sexta, menos de uma semana depois do início das atividades no local, no última sábado. A diminuição de vagas ocorre em razão de orientações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) durante visita ao local durante a manhã. A direção da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) e técnicos da SMS constataram a necessidade de readequar o número de acolhidos para atender as orientações de saúde, pois é necessário o espaço mínimo de um metro entre as camas nos quartos coletivos. A solução encontrada foi a diminuição de vagas.
Esta foi a segunda redução na oferta de lugares no albergue. A Devoção Nossa Senhora dos Navegantes Felipe Diel, antiga gestora, oferecia até 250 vagas. Depois de um primeiro estudo técnico, após a requisição do local no último dia 23, a prefeitura verificou que não haveria condição de manter um número tão elevado de pessoas para o tamanho do prédio. Houve redução e anúncio de 175 vagas, e agora 100.
— Não adianta colocarmos um número alto de pessoas para dentro do local e não garantirmos outros aspectos exigidos pelo Ministério da Saúde e pela Vigilância Sanitária — explica Vera Ponzio, presidente da Fasc.
Segundo Vera, a ideia é procurar outros espaços que possam absorver a demanda de vagas mantendo um número seguro de pessoas, espaço de circulação e ambiente arejado.
O albergue localizado na rua Praça Navegantes, 41, bairro Navegantes, funcionará durante 12 horas, das 19h às 7h, com serviço de alojamento, higiene, alimentação e orientações ao público. A acolhida para acesso aos serviços é realizada em grupos de até 10 pessoas por vez.
A partir de 1° de abril, os albergues Renascer e Acolher 1 passarão a operar como abrigos 24 horas durante a pandemia. Ainda conforme a prefeitura, os serviços de acolhimento seguem rigorosamente as orientações do Ministério da Saúde quanto às medidas de proteção contra o coronavírus, e a higienização dos espaços foi intensificada.
O serviço de Abordagem Social pode ser acionado pelo 156 ou pelo telefone 3289-4994.
Rede de Serviços (atendimento das 19h às 7h):
Albergue Renascer
Rua Praça Navegantes, 41 - Navegantes
Albergue Acolher 1
Endereço: Rua João Simplício, 38 - Vila Jardim
Albergue Acolher 2
Endereço: Rua 7 de Abril, 315 -Floresta
Albergue Dias da Cruz
Endereço: Avenida Azenha, 366 - Azenha
Características dos serviços:
Albergue: Das 19h às 7h – Oferta de pernoite, cuidados de higiene e alimentação, bem como encaminhamentos para serviços da rede socioassistencial e demais políticas públicas.
Abrigo - Atendimento 24h - Oferta de atendimento integral. Oferece condições de estadia, alimentação, higiene, para acolher pessoas em situação de rua.
Centro POP - das 8h às 12h / 13h às 17h - atendimento social para pessoas em situação de rua durante o período diurno. Nos locais as pessoas podem lavar suas roupas e recebem lanche na parte da manhã e da tarde.