Para o professor e historiador Leandro Karnal, todas as profecias são falsas. As do médico e escritor francês Michel de Nostradamus e as de outros tidos como profetas, também. Na semana em que os primeiros casos de coronavírus apareceram no Brasil, uma imagem circula pelas redes sociais com uma previsão supostamente escrita por Nostradamus, em 1555, que falaria sobre a pandemia de 2020.
Karnal compartilhou a imagem em seu perfil criticando com ironia. O historiador afirma que a frase não foi escrita por Nostradamus.
— Todas as profecias são falsas. Não existe a possibilidade de prevermos o que ainda não ocorreu. Não há ciência do futuro. Veja que a profecia nunca é objetiva, tem que ser metafórica para que no futuro você possa adaptar ao que acontece — sentenciou Karnal, ao esclarecer que tem uma edição em francês do livro Les Prophéties, escrito por Nostradamus em 1555, e que a frase em questão não foi tirada dele:
— Alguém na internet inventou um texto que não é do Nostradamus e deu a ele um sentido pretendido.
Para o professor gaúcho, toda a obra do médico francês e seu caráter profético devem ser considerados fantasiosos. Karnal acredita que a sociedade se apega a profecias em geral nos momentos de instabilidade. O atual, de ameaça pelo coronavírus, é agravado pela falta de carisma das autoridades e leva a população a apelar para misticismos.
— Em época de crise, as pessoas se abrem para profecias porque desejam controlar a angústia do futuro. Existe, também, uma ansiedade por sentido. Tudo que der sentido, mesmo que conspiracionista, agrada às pessoas — comenta, justificando o comportamento de quem compartilhou e acreditou na imagem com a suposta previsão sobre o coronavírus.
Karnal ainda aponta que as profecias muitas vezes trazem o sentido de determinismo que livraria os indivíduos da culpa pelo que estamos vivendo:
— Justificar a pandemia de coronavírus com uma frase do Nostradamus tira a culpa das pessoas. Porque aí não importaria quando não lavamos as mãos e não nos cuidamos, estamos nessa situação porque alguém previu e tinha de ser assim.
A publicação foi compartilhada pelo próprio Leandro Karnal em seu perfil do Instagram. Na legenda, ele desdenha da profecia com ironia e sinaliza com aspas o erro ortográfico contido no card.
— Além de tudo, não se parece ao estilo do que ele (Nostradamus) escreve — observa Karnal.