As principais companhias aéreas que operam no Aeroporto Salgado Filho estão anunciando medidas de flexibilização no cancelamento e reagendamento de voos domésticos e internacionais devido ao coronavírus. O movimento nas companhias era abaixo da média na manhã desta segunda-feira (16) no terminal.
A Fraport, empresa que administra o aeroporto de Porto Alegre, informou que foram cancelados sete voos nesta segunda-feira (16) e que está realizando um balanço mensal sobre a movimentação aeroportuária – assim, as informações sobre o mês de março estarão disponíveis no início de abril.
A empresa ainda comunicou que recebeu notificações apenas da TAP e da Cabo Verde sobre suspensão de voos a partir desta terça-feira (17) para a Capital. A TAP anunciou o cancelamento dos voos até 30 de junho e a Cabo Verde suspendeu os voos por tempo indeterminado.
Confira o posicionametno de cada companhia:
TAP - Garante possibilidade de reagendamento de voos sem pagamento da taxa de alteração associada em bilhetes emitidos entre 8 e 31 de março. A alteração gratuita terá que ser solicitada com uma antecedência de 21 dias em relação à da data do primeiro voo e é aplicável a todas as rotas da TAP e a todas as datas de viagem.
AEROLINEAS ARGENTINAS - Embarcam para Buenos Aires somente residentes da Argentina ou brasileiros que vivam no país vizinho. A empresa disponibiliza canal de comunicação 24 horas em inglês e espanhol, pelo fone +54 911 494-0479, priorizando atendimento para passageiros com voos internacionais.
LATAM - A empresa já havia anunciado redução de aproximadamente 30% dos voos internacionais devido à baixa demanda e restrições de viagens impostas por alguns países. Por enquanto, esta medida será aplicada principalmente para voos da América do Sul à Europa e aos Estados Unidos, entre 1º de abril e 30 de maio de 2020.
AZUL - Quem tem voos gerais para até 5 dias, a partir de hoje, precisa aguardar comunicado da empresa. Voos Internacionais para Portugal, Estados Unidos e América do Sul previstos para este mês poderão fazer alterações ou cancelamentos. A mesma regra é válida para voos domésticos até 30 de setembro.
GOL - A empresa avisa que todos os padrões de saúde exigidos estão sendo adotados, mas para cancelar voos marcados até 14 de maio é preciso seguir protocolos especificados no site. Também há a alternativa de remarcar a viagem para qualquer período dentro de 330 dias, a contar da data da compra e sem taxas.
COPA - Disponibiliza com destaque no site cancelamento ou planejamento de reservas. Além disso, divulga que estão com aeronaves e balcões higienizados, medidas adotadas conforme autoridades de saúde e lista de países com restrições de entrada devido ao vírus.
AVIANCA - Para bilhetes com data de voo até 30 de abril, há opção de alterar itinerário sem taxas extras. Para voos depois desta data, a isenção valerá caso as passagens tenham sido adquiridas entre 4 e 31 de março deste ano. Para voos domésticos, a única diferença é para as viagens após 30 de abril, porque os bilhetes tem que ser adquiridos entre 14 e 31 de março. No site estão especificadas todas as condições.