Em seu site oficial, a TAP Air Portugal atualizou o número de aeroportos com rotas canceladas, e incluiu a capital gaúcha. Nenhuma aeronave partirá de Porto Alegre com destino a Lisboa até o 30 de junho, reorganizando, a partir de contato dos passageiros, remarcações e possíveis cancelamentos. As restrições serão impostas a partir desta terça-feira (17), para evitar o risco de contágio do novo coronavírus.
Na manhã desta segunda-feira (16), o movimento nos guichês de check in para voos internacionais no Aeroporto Salgado Filho era muito abaixo da média, segundo profissionais que trabalham nas companhias aéreas.
– Não atendi nenhum cliente ainda. Essa hora já teria vendido ao menos 30 – conta um atendente que oferece o serviço de embalagens protetora para bagagens.
Pessoas com máscaras eram facilmente avistadas nas escadas e nos corredores. Havia poucos clientes nas lojas de souvenirs, cafeterias e casas de câmbio. Até mesmo o engraxate ficou sem serviço.
- Ta horrível - reclamou.
Restrições para Buenos Aires
Outra restrição que atingiu os turistas vem da Aerolineas Argentinas, que opera voos diários de Porto Alegre para Buenos Aires. Embarcam apenas residentes da Argentina ou brasileiros que vivam no país vizinho. Determinação que frustrou a viagem de um casal de catarinenses.
– Viemos a Porto Alegre para ver o Grêmio, e não teve público. Agora não tem como embarcar a Argentina. Quero voltar pra casa – relata o representante comercial Marcos Maçaneiro, 54 anos.
Mapa do coronavírus
Acompanhe a evolução dos casos por meio da ferramenta criada pela Universidade Johns Hopkins:
No espaço da Aerolíneas Argentinas, eram frequentes as consultas por remarcações e cancelamentos.
Entre 8h e 11h, o único guichê que realizava check-in era o da Azul, em partidas para Montevidéu, ainda mantidas pela companhia aérea. Nos alto-falantes do aeroporto, uma gravação em vários idiomas repassava orientações sobre como identificar sintomas do novo coronavírus, seguidas por medidas para evitar propagação a propagação da doença.
Na loja da Copa Airlines, moradores de Santo Domingo, capital da República Dominicana, tentavam garantir a volta pra casa.
– Sou gaúcho, mas moro e trabalho lá. Vim pra cá de férias e quero antecipar a volta pra garantir que não fecharão a fronteira - explica o industriário aposentado Valmir Rodrigues, 74 anos.
Os três filhos com idade escolar seguiram no país da América Central. A esposa, a psicóloga Cecilia Diaz, 36 anos, definiu o seu sentimento:
– Medo. Muito medo.
Azul cancela voos após baixa procura
A cia aérea Azul começou a semana com ao menos cinco voos cancelados. Partidas para Guarulhos e Campinas e chegadas de Curitiba estão entre os trechos suspensos. “Visando equilibrar a demanda e a oferta, a Azul está realizando ajustes em sua malha doméstica. A companhia ressalta que já trabalha na reacomodação de seus Clientes”, justificou a companhia, em nota.
– Vou embarcar por outra, mantendo a conexão. Por enquanto não tenho prejuízo, por enquanto – pondera o músico e produtor Rogério Basso, 47 anos, que participará hoje a noite de uma palestra em Vitória, no Espírito Santo.