O isolamento social que se espalhou pelo país desde o anúncio da pandemia de coronavírus, feito no início de março pela Organização Mundial de Saúde (OMS), mudou a rotina dos brasileiros. Para muitos, ficar em casa não se tornou sinônimo de férias. O trabalho continua, mesmo se escritório for transferido para dentro do lar da família.
Na casa da arquiteta Camila Chalon, foi preciso improvisar. Antes de a quarentena ser recomendada, a profissional atuava apenas no escritório. Desde o início do isolamento, ela e o marido dividem uma única mesa.
— Organização é fundamental. Reuni num mesmo lugar tudo o que precisaria para trabalhar: canetas, folhas, borracha, lápis, notebook, tomadas próximas, e até café e água. Facilita, e não fico dispersando a todo momento — ensina.
De segunda à sexta-feira, Camila acorda por volta das 6h, quase três horas antes do marido e dos dois filhos, de sete e 13 anos. O objetivo é começar a trabalhar ainda no silêncio da morada, já que o escritório improvisado do casal fica na sala de estar.
— Preparo o meu chimarrão, faço o meu café da manhã e limpo com álcool a mesa, o notebook e o mouse. Já virou rotina — comenta.
Quando os filhos acordam, a arquiteta dedica o restante da manhã para eles e costuma retomar as atividades profissionais no período da tarde.
Assim como Camila, a personal organizer Carol Rosa também adaptou-se às pressas ao novo ambiente de trabalho: a sala de jantar. Metade da mesa foi reservada especialmente para o computador, a agenda e as canetas. Por conta das conferências e consultorias online, Carol tomou o cuidado de ficar num local onde a parede de fundos tem cor neutra.
— O espaço de trabalho foi alterado, mas o profissional é o mesmo que está trabalhando à distância — alerta.
Dois ambientes da casa não são recomendados pela personal organizer como locais de trabalho: o quarto, por ser um espaço de relaxamento, e a cozinha, reservada para as refeições. Mas se a casa é dividida com mais pessoas, a concentração pode ficar comprometida se as tarefas forem desempenhadas na sala. Neste caso, Carol recomenda usar o quarto. Para isso, é preciso ter uma mesa, mesmo que seja aquela de canto da sala, ou outro objeto que sirva de apoio na hora da escrita, e uma cadeira.
— O importante é ter uma área onde o profissional possa ficar numa posição confortável, porque, do contrário, a concentração fica mais complicada e é muito maior o cansaço ao final de um dia de trabalho — explica.
Monte o seu escritório particular
- Improvise o escritório sem culpa. Uma caneca, por exemplo, pode ser usada para colocar os lápis e as canetas. Deixe-a sempre no espaço escolhido para o trabalho.
- Se tiver apenas o sofá para trabalhar, sente-se com a coluna bem encostada e, ao usar o notebook, apoie o braço até o cotovelo. Um livro com muitas páginas, a bandeja de café ou uma gamela de churrasco podem ser usados como apoio para sentar no sofá e ter firmeza pra escrever ou colocar o equipamento.
- Se usar a mesa de jantar como escritório, deixe um dos lados dela reservado para a tarefa.
- Coloque uma almofada ou manta dobrada sobre a cadeira usada durante a atividade. Isso a tornará mais ergonômica e com conforto nas horas de trabalho.
- Para quem precisa de mais privacidade, mas está em casa com os filhos ou outros familiares, o ideal é usar o quarto. Deixe um aviso na porta informando que está trabalhando.
- Evite a cama como local de trabalho.
- Mesmo no quarto, mantenha um espaço para desempenhar as tarefas profissionais.
- Se possível, use um ambiente sempre próximo e lateral à luz que vem da rua. É importante para o bem-estar, para a atenção e, principalmente, para ler e escrever.
- Se estiver trabalhando no quarto, cuidado com portas de armário abertas e evite mostrar a cama ao fundo durante uma videoconferência.
- Tenha disciplina. Antes de pensar no espaço de trabalhar, estabeleça horários.
- Não trabalhe de pijama. Esta ação ajuda a encarar a nova rotina da forma mais profissional possível, esquecendo que está em casa e focando na função.
- O ambiente escolhido deve ser limpo e organizado todos os dias. A rotina ajuda no bem-estar.
- Comece as atividades profissionais no horário que iniciaria no trabalho, coloque uma roupa adequada, sente numa posição confortável e estabeleça o horário para parar.
- Se você for o seu próprio chefe, elabore um cronograma das tarefas diárias.
FONTES: Camila Chalon, arquiteta, e Carol Rosa, personal organizer