Cinco pessoas morreram no Estado de São Paulo em decorrência do coronavírus até esta quinta-feira (19). Os cinco óbitos confirmados, até o momento, ocorreram na rede Prevent Senior, operadora de saúde para idosos. A informação foi confirmada pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo nesta tarde.
Todos os mortos no Estado eram homens idosos com comorbidades associadas — ou seja, outros fatores de risco além da idade e da covid-19 — e moradores da cidade de São Paulo. O caso mais recente é de um homem de 77 anos. A Secretaria de Saúde também divulgou que os casos confirmados do novo coronavírus no Estado subiram de 240 para 286.
A Prevent Senior não respondeu a questionamentos da reportagem sobre maiores detalhes das mortes, por exemplo, se há ou não funcionários entre os mortos. Oito colaboradores da operadora estão internados em UTI.
Além de São Paulo, o Estado do Rio de Janeiro confirmou duas mortes pela Covid-19. Ao todo, são sete mortos no Brasil pelo novo coronavírus.
APrevent Senior será investigada pela Prefeitura de São Paulo por não ter avisado que a doença havia sido confirmada em um de seus pacientes, como manda a lei, na terça (17).
O paciente em questão foi a primeira pessoa do Brasil a morrer pelo novo coronavírus, no dia 17 de março. A vítima, um homem de 62 anos, tinha doenças crônicas prévias que agravaram seu quadro clínico.
Até o momento, o Ministério da Saúde confirmou pelo menos 621 casos de coronavírus no país.