As agências do Banrisul terão mudanças no atendimento presencial, a partir de terça-feira (24), como forma de prevenir a aglomeração de pessoas em meio à pandemia do coronavírus. Com a medida, somente clientes que tiverem agendado previamente serão recebidos pelos funcionários do banco.
Segundo o Banrisul, o atendimento precisa ser agendado com a agência ou o gerente, inclusive para serviços feitos no caixa convencional. Os telefones das unidades podem ser obtidos no aplicativo Banrisul Digital ou no site www.banrisul.com.br, na opção "Onde tem Banrisul".
O uso do autoatendimento segue disponível. No entanto, a instituição sugere aos clientes que utilizem o aplicativo para serviços como transferências e pagamentos, além do Internet Banking, que pode ser usado em computadores.
Não há data para encerramento da medida, que, segundo o banco, vai "observar os critérios de prevenção amplamente divulgados pelos órgãos governamentais e autoridades da área da saúde".
Ainda no domingo (22), o Banrisul anunciou a autorização para solicitações, pelo aplicativo, de prorrogação das dívidas dos próximos 60 dias para micro e pequenas empresas — com faturamento médio mensal de até R$ 600 mil. As prestações dos próximos dois meses poderão ser quitadas no período de um ano.
Banco aumenta limites no aplicativo
Também para evitar deslocamento até agências, o Banrisul aumentou os limites de movimentação diária para pessoa física e jurídica por meio do aplicativo Banrisul Digital.
Além dessas medidas, o banco anunciou que possui R$ 14 bilhões em crédito pré-aprovado para pessoas físicas e micro, pequenas e médias empresas durante a crise. Também aumentou de forma automática em 10% o limite do Banricompras.
Banco Central autoriza mudança de horários
O Banco Central (BC) autorizou nesta segunda-feira (23) que instituições financeiras mudem o horário de atendimento durante a pandemia do coronavírus. De acordo com as normas publicadas no Diário Oficial da União, os bancos ficam dispensados da obrigação de anunciar com 30 dias de antecedência as mudanças no horário.
As agências também não precisam mais cumprir o horário mínimo de expediente para o público, de cinco horas diárias ininterruptas, e do atendimento obrigatório no período de 12h às 15h.