Com a orientação para a população ficar em casa em virtude do coronavírus, os bancos de sangue têm dificuldades para conseguir doadores. Conforme levantamento feito por GaúchaZH, quatro dos principais hospitais de Porto Alegre estão com estoques baixos. A maioria dos centros têm pedido para que as pessoas façam o agendamento da doação, evitando aglomerações. A solicitação não é apenas para sangue, mas também para plaquetas.
Já o banco de sangue do Hospital da Santa Casa, através de sua coordenadora, a enfermeira Scheila Roberta de Souza, afirmou que nesta semana o movimento de doadores diminuiu bastante. Nos primeiro dias, receberam cerca de 50% do normal e, na última terça, apenas 25%. O que motivou o hospital a fazer ações de incentivo para a doação.
– Antes do começo do isolamento era mais fácil, mas agora as pessoas estão com medo de sair de casa. Elas estão respeitando as orientações das entidades da saúde. Precisamos achar uma maneira para que as pessoas venham doar. Nosso pedido é que as pessoas não deixem de vir, porque se não, ficaremos sem sangue. Temos pouco O negativo – afirmou.
A situação é parecida no banco de sangue do Hospital Conceição. Conforme a enfermeira Andrea Porcher, responsável pela captação de doadores do hospital, o estoque está baixando gradualmente:
– Nossa doação está muito aquém do esperado. Ontem (terça-feira, 17), apenas 22 pessoas vieram, normalmente, em dias complicados, trabalhamos com 50. Precisamos de no mínimo 80 para suprir nossa necessidade. Estamos com a estrategia de agendamentos – relatou.
O Ministério da Saúde divulgou uma nota técnica atualizando os critérios técnicos para a triagem clínica de doadores. De acordo com a nota, "candidatos à doação de sangue que tiveram contato, nos últimos 30 dias, com pessoas que apresentaram diagnóstico clínico e/ou laboratorial de infecções pelos vírus SARS, MERS e/ou 2019-nCoV, bem como aqueles que tiveram contato com casos suspeitos em avaliação, deverão ser considerados inaptos pelo período de 30 dias após o último contato com essas pessoas".
Veja como realizar doações
Hemocentro
- Localizado na avenida Bento Gonçalves, 3722
- Pede doações de todos os tipos de sangue, em especial os tipos O+ e O-
- Os estoques do órgão estão baixos e eles contam com o apoio da população
- Os agendamentos podem ser feitos pelo fone (51) 3336-6755, de segunda a sexta feira, das 8h às 18h
Hospital Conceição
- Av. Francisco Trein, 596, Cristo Redentor
- Precisa especialmente de sangue O-
- É preciso agendar a doação pelo fone (51) 3357-2072
Hospital de Clínicas
- Rua Ramiro Barcelos, 2350
- O sangue B- é o com menos bolsas
- Ampliou em duas horas o horário de atendimento, passando a funcionar das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira
- O agendamento da doação pode ser feito pela internet, neste site
- A capacidade foi aumentada de 13 para 26 doares por dia, agilizando o atendimento e evitando aglomeração de pessoas
Hospital São Lucas
- Os atendimentos e as movimentações no Banco de Sangue do Hospital São Lucas da PUCRS seguem normais
- Por medida de saúde, o Hospital recomenda que, caso venha um grupo grande de pessoas, é necessário fazer um agendamento para evitar aglomerações
- Mais informações pelo telefone (51) 3320-3455 ou pelo WhatsApp (51) 98503-9958
Santa Casa
- Localizado na Avenida Independência, 75
- Precisam, especialmente, de sangue O-
- As doações podem ser realizadas de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 12h