Se existem pessoas que entendem perfeitamente da vida em isolamento em ambientes minúsculos, essas pessoas são os astronautas. Acostumados a viver em confinamento por longos períodos, eles decidiram compartilhar suas experiências com a população para que ela enfrente com mais tranquilidade o difícil período de quarentena imposto pelo coronavírus.
Para isso, a agência espacial norte-americana, a Nasa, reuniu algumas dicas, baseadas nas instruções da astronauta Anne McClain, que podem ser úteis, especialmente para grupos que precisam dividir um pequeno espaço físico. Veja:
Comunicação
Compartilhe informações e sentimentos livremente. Fale sobre suas intenções antes de agir, discuta quando as suas ações ou a dos outros não forem como o esperado. Escute, redefina as mensagens para ter certeza de que foi entendido e, principalmente, admita quando estiver errado.
Liderança
Aceite a responsabilidade e a ajuste ao seu ambiente. Atribua tarefas e defina objetivos. Lidere pelo exemplo. Dê direção, informação, feedback e encoraje. Fale quando algo não estiver certo, pergunte e ofereça soluções, não apenas problemas.
Autocuidado
Avalie seus pontos fortes e fracos e como isso influencia o grupo. Aprenda com os erros. Esteja aberto para suas fraquezas e sentimentos. Aja para mitigar seu próprio estresse ou negatividade (não os transmita para o grupo). Seja social, procure feedback. Equilibre trabalho, descanso e tempo para si. Seja organizado.
Cuidado com o grupo
Demonstre paciência e respeito. Encoraje os outros. Desenvolva relações positivas. Voluntarie-se para fazer tarefas desagradáveis. Ofereça e aceite ajuda. Compartilhe os créditos e assuma a culpa.
Convivência em grupo
Prefira cooperar a competir. Cultive ativamente a cultura de grupo. Respeite papéis, cargas de trabalho e responsabilidades. Mantenha a calma nos conflitos.