Voluntários da área da saúde e de diferentes atividades poderão se cadastrar para ajudar no combate à pandemia de coronavírus no Rio Grande do Sul. A Secretaria Estadual da Saúde (SES) abriu um canal para as inscrições, que podem ser feitas por meio de preenchimento de formulário no site da pasta.
O cadastro pode ser feito tanto por profissionais da saúde, quanto médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem, quanto por profissionais de outras áreas. A SES não especifica quais áreas podem participar – na hora em que preencher o cadastro, a pessoa simplesmente indica qual a sua formação ou área de atuação.
Também é possível marcar os dias da semana e turnos em que estará disponível. O voluntário ainda deverá concordar que está ciente de que não há remuneração, nem existência de vínculos empregatícios.
A secretaria entrará em contato com as pessoas inscritas, conforme forem surgindo as necessidades de ampliação de profissionais. O sistema de voluntariado é regido pela Lei Federal 9.608/98.
A iniciativa foi tomada devido à situação de calamidade pública decretada no Rio Grande do Sul e o aumento de casos de coronavírus no Estado.