A embaixada e os consulados dos Estados Unidos emitiram comunicado orientando os cidadãos norte-americanos que têm planos de viajar ao Brasil a tomar cuidado com a dengue e a febre oropouche. O aviso, válido também para outros países da América do Sul e América Central, foi publicado na terça-feira (20).
O comunicado do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) destaca que o Brasil foi incluído no alerta de saúde de viagens nível 1. Divididos em quatro categorias, o nível 1 representa orientações para precauções, enquanto o nível 4 sinaliza a necessidade de evitar viagens para os destinos listados.
No alerta emitido nesta semana, a mensagem apenas explica a situação das duas doenças e destaca os países afetados. No caso da dengue, além do Brasil, outros 15 países foram inclusos na lista. Já o aviso da febre oropouche serve apenas para dois Estados brasileiros: Acre e Amazonas. O quadro das duas doenças é semelhante, podendo causar febre, dor de cabeça, náusea, dor nas articulações e muscular.
Nos documentos, disponíveis no site do CDC, o órgão aconselha os viajantes a evitar picadas de mosquitos, especialmente o Aedes aegypt e o Culicoides paraense, transmissor da febre oropouche. Para isso, a recomendação do CDC é que os cidadãos norte-americanos usem repelentes, vistam camisetas de manga longa e calças quando tiverem ao ar livre, e durmam em locais com ar condicionado ou com telas de proteção contra insetos.
Somente no Brasil, já são 299,1 mil casos confirmados de dengue e 135 óbitos registrados por conta da doença. Na capital do Amazonas, 751 casos de febre oropouche foram confirmados até o dia 15 de fevereiro, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa).