O refúgio da pandemia virou um negócio digital. Larissa Aragão e Eldrin Liberato se mudaram para Paty do Alferes, no Rio de Janeiro, enquanto trabalhavam em casa. A cidade fica a menos de 10 km de Miguel Pereira — cidade no Rio de Janeiro que, inspirada em Gramado, aposta na gastronomia e em parques temáticos para atrair visitantes. Como ainda era difícil conseguir informações sobre a região e eles estavam prestes a comemorar o primeiro aniversário de casamento, foi complicado escolher onde a data seria celebrada. Depois de irem a campo para desbravar o entorno, resolveram criar o perfil Explore Miguel Pereira, no Instagram, para que outros casais não tivessem o mesmo problema.
— Começou como um hobby, mas foi tendo uma resposta muito legal das pessoas da região. Mostramos trabalhos dos artesãos, conseguimos ajudar, então outros locais começaram a nos procurar, pedindo para divulgar — lembra Larissa.
Depois de ser demitida da empresa em que trabalhava, ela passou a se dedicar exclusivamente à criação de conteúdo para o perfil, que tem quase 10 mil seguidores. Já Eldrin, que trabalha com manutenção de equipamento hospitalar, está terminando o curso de Turismo. O casal já oferece o serviço de visita guiada, com roteiros personalizados, e pretende expandir os negócios.
Segundo Larissa, o maior atrativo da região é a Terra dos Dinos, que tornou os dinossauros um dos símbolos da cidade. Em um futuro breve, a Maria Fumaça e o Parque das Aves serão outras potências de atração turística. O primeiro será o único com locomotiva movida a vapor, de fato, no Estado do Rio de Janeiro. Já o segundo está sendo desenvolvido em parceria com o Ibama, que levará aves apreendidas para serem tratadas no local. Os visitantes poderão conhecê-las e devolvê-las à natureza.
— Os comerciantes mais antigos ainda sofrem um pouco porque o foco acaba ficando concentrado nas inaugurações. A gente bate muito nessa tecla, trazendo coisas fora do óbvio. Pode-se fazer um circuito gastronômico com pequenos restaurantes — pondera Larissa.
Os roteiros preferidos e mais indicados por ela e Eldrin contemplam trilhas e cachoeiras, especialmente quando passam pela Gruta dos Escravos — construída por escravizados em homenagem a Nossa Senhora da Penna, no século 18 — e pelo único viaduto férreo em curva do mundo, chamado Paulo de Frontin, que fica na localidade de Vera Cruz. Ainda que esteja abandonado, é possível contemplá-lo de baixo ou lá em cima.
Para chegar lá
Uma estrada sinuosa, mas tranquila, liga a cidade do Rio de Janeiro a Miguel Pereira. Basta acessar a Rodovia Presidente Dutra, conhecida como Via Dutra, e subir a serra. Quem desembarca na capital fluminense pode alugar um carro para fazer o percurso, apreciando a paisagem serrana — que tende a ficar ainda mais bela se o plano de plantar ipês e instalar iluminação às suas margens for executado.
Ainda que esteja em franca expansão, a hotelaria não conseguiu acompanhar a velocidade do desenvolvimento do turismo na cidade e ainda é um ponto que demanda atenção dos visitantes. Além do Colline de France, Larissa conta que outro grande hotel está em construção no Centro, mas ainda não foram divulgadas mais informações.