O Ministério de Relações Exteriores informou que, a partir desta segunda-feira (7), está disponível para os brasileiros o “Global Entry”, programa do governo norte-americano que permite a entrada de forma mais ágil e facilitada nos Estados Unidos. O programa possibilita a liberação rápida no controle do passaporte, evitando fila no setor de imigração dos aeroportos no momento da chegada no país. O processo não isenta o viajante da necessidade de visto para entrada nos Estados Unidos.
A inciativa é administrado pela Autoridade de Aduanas e Proteção de Fronteiras (CBP, na sigla em inglês). Para participar, os viajantes interessados devem criar uma conta no Trusted Traveler Programs (TTP), pagar uma taxa de inscrição de U$ 100 (o equivalente a R$ 529 pelo câmbio atual) e cumprirem o processo de registro e avaliação prévia. A inscrição deverá ser analisada pelo CBP.
Uma vez aprovados, é possível fazer o trâmite de ingresso nos EUA em aeroportos selecionados de maneira desburocratizada, por meio de quiosques automáticos. A taxa é válida por cinco anos.
"O trâmite simplificado para viajantes brasileiros nos EUA estimulará contatos empresariais, interação cooperativa e turismo, fortalecendo as relações entre os dois países." declarou o ministério em nota.