A Argentina voltou a abrir suas fronteiras ao turismo estrangeiro, nesta terça-feira (2), em meio à boa situação epidemiológica do país, destacou o ministro de Transporte, Alexis Guerrera, depois que a entrada foi bloqueada por 19 meses devido à pandemia do coronavírus.
— Hoje se abrem normalmente as fronteiras aéreas, marítimas, fluviais. Estamos voltando à normalidade. Buscávamos há tempo que Argentina estivesse em condições de reativar uma indústria tão importante como a do turismo. É um dia muito esperado, e nos preparamos com muita responsabilidade para que isso acontecesse — informou Guerrera em um comunicado.
O ministro disse que a Argentina "está preparada para o turismo pelas obras que foram realizadas e a tecnologia aplicada em aeroportos durante a pandemia".
Informou ainda que foram autorizados 227 voos entre 1º e 7 de novembro.
Em 1º de outubro, a Argentina abriu as fronteiras aos cidadãos de países limítrofes (Brasil, Uruguai, Bolívia e Chile), medida que se amplia agora para todos os estrangeiros.
O país também havia anunciado o fim dos testes em aeroportos e da necessidade de quarentena, mas, com a exigência do comprovante de vacinação contra a covid-19. Além disso, revogou a obrigatoriedade do uso de máscara ao ar livre, mantendo a exigência em locais fechados.