Uma das principais atrações de Nova Petrópolis, na Serra, o Ninho das Águias reabriu neste sábado (6) com restrições para reduzir o risco de contágio pelo coronavírus.
A área, localizada a quatro quilômetros do centro da cidade e a 684 metros de altitude, conta com rampa de voo livre e é reconhecida pela vista panorâmica de 270 graus de toda a região. Em razão da pandemia, foi determinado um limite de 250 visitantes e o uso obrigatório de máscaras, mas o mau tempo reduziu a procura no primeiro dia de retomada.
Até a metade da tarde, o tempo frio e chuvoso manteve o número de frequentadores em cerca de 50 — em condições normais, o local reúne centenas de pessoas ao mesmo tempo. Outras medidas de segurança foram tomadas, como a oferta de álcool gel nos sanitários e o desenho de círculos brancos no chão para delimitar a ocupação de espaços.
Além disso, o número de seguranças foi ampliado de quatro para cinco, e o serviço de limpeza dos banheiros foi reorganizado para incluir higienizações mais frequentes e que contemplem peças como as maçanetas das portas. O aparelho que fornece água para chimarrão foi temporariamente desligado também com a intenção de reduzir o risco de contaminação pelo compartilhamento do mate.
Conforme informações da Secretaria de Turismo do município, a intenção é verificar como será o comportamento do público ao longo dos primeiros dias de reabertura. Se for identificado qualquer risco, poderá ser determinado um novo fechamento do espaço.
A área pode ser visitada diariamente, das 8h às 20h. O ingresso para visitantes em geral custa R$ 10, com exceção de estudantes, crianças e idosos com mais de 60 anos, que pagam R$ 5. Moradores da cidade com cartão de munícipe têm acesso gratuito.