A região das Missões do Rio Grande do Sul receberá, nas próximas semanas, um passeio que promete mostrar as belezas naturais da localidade sob uma perspectiva diferente. Turistas e moradores poderão percorrer trechos de municípios que fazem parte da história do Estado, admirando a paisagem da janela de uma maria-fumaça. As últimas de uma série de viagens experimentais no Estado, iniciadas em agosto, ocorrerão entre os dias 20 e 29 de setembro, costurando as cidades de Santo Ângelo, Catuípe e Ijuí por meio de vagões de trem.
Os passeios, nos mesmos moldes dos promovidos em Vacaria, na Serra, e no Vale do Taquari, fazem parte de uma parceria entre prefeituras, entidades ligadas ao turismo e a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF).
Nas Missões, os passageiros terão quatro opções de roteiro, de Santo Ângelo a Catuípe, de Catuípe a Ijuí, de Ijuí a Catuípe e de Catuípe a Santo Ângelo. As viagens prometem proporcionar a experiência de voltar no tempo, ressaltando a história da região. Tudo isso com o balançar lento, o som das rodas tocando os trilhos, aliados ao charme de um passeio a bordo de uma maria-fumaça.
No passeio pelas Missões, serão disponibilizados 13 vagões de passageiros, tracionados por uma maria-fumaça modelo Mallet 204. Fabricada em 1950, a locomotiva movida a carvão e lenha proporciona a sensação de viagem no tempo pela fumaça exalada e pelos tradicionais apitos, que costumam animar os ocupantes. Em razão de subidas íngremes no trajeto, uma locomotiva a diesel auxiliará a maria-fumaça.
Vice-presidente da ABPF e responsável pela operação dos trens no Sul, Marlon Ilg informou que ainda é possível comprar ingressos para o Trem das Missões. Ilg destaca que os participantes poderão conferir as “paisagens dos campos de plantações, típicos do Oeste”.
No final de semana passado, foram realizados os últimos quatro passeios pelos municípios do Vale do Taquari. Os passageiros tiveram oportunidade de se esbaldar com o cenário da região, marcado por vales, viadutos históricos e propriedades rurais, entre Guaporé e Muçum. Em razão do grande número de túneis na ferrovia no Vale o Taquari, um trem movido a diesel foi utilizado. A reportagem de Zero Hora participou da viagem, registrando a paisagem de cima.
Presidente da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), Leandro Arenhart projeta novas jornadas do Trem dos Vales para o fim do ano, em eventos alusivos às festividades de Natal. Detalhes serão acertados nos próximos meses, segundo Arenhart. Entidades e o poder público da região tentam estabelecer um tour definitivo na região, aumentando o trecho percorrido até Estrela.
A largada dos passeios comemorativos de trem ocorreu em 24 de agosto, com a travessia da maria-fumaça nos campos de Vacaria. Quatro viagens foram promovidas em um trajeto de 20 quilômetros.
Trem das Missões
- Quando: 20 a 22, 28 e 29 de setembro (20 passeios)
- Trajeto: Santo Ângelo – Catuípe – Ijuí. O trem sai de manhã de Santo Ângelo, para em Catuípe e depois em Ijuí. À tarde, realiza o trajeto de volta. Entre Santo Ângelo e Catuípe, são 23 quilômetros, e de Catuípe a Ijuí, 31 quilômetros.
- Valor: R$ 70 (inclui um trecho de trem e volta de ônibus)
- Onde comprar: no site ihtur.com.br
- Informações: (47) 99986-0600