Começa nesta quarta-feira (24) uma campanha educativa no aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, para evitar que volumes com tamanho inadequado sejam embarcados em voos nacionais, a conhecida bagagem de mão – aquela que vai junto com o passageiro. A ação deve se estender até 12 de maio.
A partir de 13 de maio, quem viajar de Porto Alegre para outro ponto do Brasil e tiver essa bagagem fora do padrão terá de despachá-la no check-in da companhia, com possibilidade de cobrança de taxa, conforme o tipo da franquia da viagem. As medidas permitidas para a bagagem de mão passam a adotar um único padrão: 55 centímetros de altura x 35 centímetros de largura e 25 centímetros de profundidade, segundo padrões da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA, na sigla em inglês).
A novidade já chegou a alguns aeroportos do país em 10 de abril, cujo período educativo termina neste dia 24 e começa a cobrança de tarifa nesta quinta-feira. São eles: Aeroporto Juscelino Kubitschek (Brasília/DF), Aeroporto Afonso Pena (Curitiba/PR), Aeroporto Viracopos (Campinas/SP) e Aeroporto Aluízio Alves (Natal/RN). De acordo com a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), o pente-fino é necessário para evitar que sejam levados para o compartimento dos passageiros volumes incompatíveis com a capacidade do bagageiro, o que causa transtorno a outros clientes.
Além do Salgado Filho, entram no período educativo o Aeroporto Santa Genoveva (Goiânia/GO), Aeroporto de Congonhas (São Paulo/SP), Aeroporto Internacional de São Paulo (Guarulhos/SP); Aeroporto RIOGaleão – Tom Jobim (Rio de Janeiro/RJ) e Aeroporto Santos Dumont (Rio de Janeiro/RJ).
Como será a fiscalização
A Abear contratou uma empresa terceirizada, que se posiciona antes da área restrita dos aeroportos – onde, para entrar, o passageiro precisa mostrar seu bilhete de voo –, e funcionários fazem uma avaliação visual do tamanho das bagagens de mão.
As malas que parecerem estar fora do padrão serão testadas em uma fôrma com as medidas adotadas pela IATA. Neste momento, os passageiros serão apenas orientados sobre o tamanho de suas malas de bordo. Depois do período educativo, o passageiro que tiver uma mala com tamanho maior do que o permitido, será redirecionado ao balcão de check-in de sua companhia, onde terá que pagar pelo despacho do volume.
Desde 2017, quando a resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) começou a valer, as companhias aéreas passaram a cobrar pelo despacho de bagagens. A única mala sempre gratuita para o passageiro é a de mão, que só pode ser uma por pessoa e precisa pesar até 10 quilos.
Bagagem de mão nos voos nacionais
As medidas: 55 centímetros de altura x 35 centímetros de largura e 25 centímetros de profundidade
O que se pode levar: cosméticos sólidos, mamadeiras e alimentos infantis, medicamentos essenciais (podem ser carregados desde que tenham até 100 ml), itens pessoais como documentos, carteira e outros acessórios pequenos, aparelhos eletrônicos de uso pessoal.
Nos voos internacionais: há restrições para líquidos. Todos (gel, pasta, creme, aerossol e similares) devem ser conduzidos em frascos de até 100 ml em embalagem plástica transparente. Se passar de 100 ml, o produto é descartado. A embalagem deve ser apresentada na inspeção de embarque, permitida uma embalagem por passageiro. Tanto para voos nacionais quanto internacionais não se pode levar objetos pontiagudos que possam ser usados para causar ferimentos.
Cenários a partir de 13 de maio no Salgado Filho
Situação 1
Passageiro com bagagem de mão e outra a ser despachada
– Após o check-in, é preciso ir ao balcão da companhia aérea para despachar a bagagem maior.
– Nesse momento, como já ocorre hoje, os atendentes irão conferir as medidas da bagagem de mão do passageiro. Um gabarito (caixa com as medidas permitidas para verificar se as malas estão dentro do padrão) será usado para medir o volume.
– Caso esteja fora das medidas, será necessário despachar o volume e, eventualmente, pagar por isso conforme o tipo de passagem comprada.
Situação 2
Passageiro somente com bagagem de mão
– Após o check-in, o passageiro não precisa entrar na fila para despachar bagagem, podendo ir direto para a área de embarque.
– Antes de acessar esse setor do aeroporto, onde está o raio-X, uma equipe fará uma triagem visual e também com uso de gabarito. No caso de bagagem fora do padrão, o passageiro será informado de que tem de ir ao balcão de despacho de bagagem da companhia.
Atenção: se isso acontecer e o passageiro estiver em cima da hora do voo, pode perder a viagem. O alerta é que a antecedência será fundamental para evitar esse tipo de transtorno.