A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou no final da tarde desta quinta-feira (18) que, a partir da próxima semana, serão devolvidas pela Avianca Brasil 18 de suas 25 aeronaves. Quando a devolução for concluída, sem prazo final definido, a empresa ficará com sete aviões na sua frota.
Os acordos com os arrendadores dos aviões foram intermediados pela própria Agência para garantir que a retomada ocorra após o feriado de Páscoa para minimizar impacto aos passageiros. A partir da segunda-feira (22), serão gradualmente retirados de operação, e os voos poderão ser impactados. Desde a primeira retirada, a Anac determinou que a empresa ajuste sua malha aérea, seu sistema de venda de passagens e dê ampla divulgação dos voos cancelados.
Além de oficiar a empresa, a Agência afirmou que mantém a fiscalização da atuação da Avianca diante dos passageiros e que segue acompanhando a execução das ações para a manutenção da segurança das operações. A Agência continua em contato com a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e outros órgãos do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC).
A Anac recomenda que os passageiros fiquem atentos aos comunicados que a Avianca deve fazer e, em caso de dúvida, busquem informações no site da companhia aérea ou pelos demais canais de atendimento. Em caso de cancelamento ou de alteração do voo por iniciativa da Avianca, o passageiro deve ter os seus direitos respeitados, disponíveis para consulta no portal da Anac ou da página Passageiro Digital, especialmente desenvolvida para dispositivos móveis.
A Avianca afirma que oferecerá reembolso aos passageiros que compraram passagens para as rotas canceladas e que o estorno será feito em até sete dias após a solicitação. Se você foi um dos afetados, clique aqui para pedir o reembolso. Na opção "Motivo de reembolso", escolha "Cancelamento de voo gerado pela Avianca" e preencha os dados pessoais e da passagem aérea comprada.