Motivados pela fé e com o objetivo de ampliar a visão de mundo e refletir sobre a própria condição, fiéis têm procurado cada vez mais por destinos ligados à religião. Seja para agradecer ou pedir, a busca pelo turismo religioso fez com que ele se tornasse um dos segmentos que mais crescem no Brasil.
Conheça seis destinos no Exterior para viver o turismo religioso:
Terra Santa
Um dos roteiros mais procurados por fiéis de várias religiões contempla pontos em países como Egito, Jordânia e Israel – este último concentra a maioria dos destinos sagrados da viagem. Para os católicos, há locais como Nazaré e Belém.
Na primeira, fica a Basílica da Anunciação, construção moderna feita sobre uma gruta lendária onde, segundo a Bíblia, Maria teria recebido do Arcanjo Gabriel o anúncio de que conceberia Jesus, filho de Deus. Na segunda, localizada em território palestino, está a Gruta da Natividade, onde Jesus teria nascido. Em Jerusalém, é possível refazer o caminho de Jesus do momento de sua condenação até seu sepultamento. A chamada Via Dolorosa percorre as estreitas ruas da cidade murada e 14 pontos, nove ao longo do caminho e os últimos cinco já dentro da Basílica do Santo Sepulcro.
Outro destino religioso muito importante da cidade é o Muro das Lamentações, um dos locais mais sagrados do judaísmo. Único vestígio do antigo Templo de Herodes, hoje é procurado por judeus para orar e depositar seus desejos por escrito entre as pedras.
Lourdes – França
Lourdes é o principal centro de peregrinação religiosa na França. A cidade, na região dos Pirineus, foi marcada pela aparição da Virgem Maria no século 19, na gruta de Massabielle, a uma menina chamada Bernadette Soubirous. No fundo da gruta, existe uma fonte, que teria brotado durante uma das 18 aparições. Hoje, ela alimenta piscinas onde os peregrinos podem se banhar – a água é considerada milagrosa. O complexo compreende várias capelas, igrejas e locais de recolhimento e oração.
Lhasa – Tibete
Situada a cerca de 3,7 mil metros acima do nível do mar, Lhasa é a capital política e espiritual do Tibete, ocupado pela China desde 1959. Esse destino é muito procurado pelos seguidores do budismo. Suas principais atrações são o Palácio de Potala, onde morava o Dalai Lama, e o Templo de Jokhang, considerado o centro espiritual tibetano. Mas não espere encontrar Dalai Lama por lá – ele está exilado.
Vaticano – Itália
Encravado na capital italiana, Roma, está o Vaticano, epicentro do catolicismo. Fica lá a Basílica de São Pedro, o maior templo católico do mundo. Assistir à missa ministrada lá pelo Papa aos domingos é o desejo de muitos peregrinos em visita à Itália, país com forte apelo religioso.
Meca – Arábia Saudita
Fazer uma peregrinação à cidade sagrada de Meca, pelo menos uma vez na vida, é considerado obrigação de todo muçulmano que tiver condições físicas e financeiras. Dentro da cidade, o local para onde todos os peregrinos se dirigem é a Kaaba, construção sagrada em forma de cubo, situada na Grande Mesquita. Anualmente, mais de 13 milhões de muçulmanos a visitam, incluindo os milhões que realizam a peregrinação conhecida como Hajj. A entrada na cidade, no entanto, é proibida a pessoas que não sejam muçulmanas.
Santiago de Compostela – Espanha
O Caminho de Santiago, na Espanha, é destino de peregrinos desde o século 9, quando restos do apóstolo São Tiago teriam sido encontrados no local onde hoje fica Santiago de Compostela. A cidade é patrimônio mundial, e sua principal atração é a catedral em estilo românico. A caminhada representa um momento de importante reflexão e oração. Democrático, o percurso tem várias rotas, sendo a mais tradicional a iniciada pela França.