Dubai, pela facilidade do voo direto desde São Paulo, costuma ser a porta de entrada dos brasileiros nos Emirados — e vale a visita, mesmo que você escolha ficar hospedado em Abu Dhabi.
Tudo em Dubai é superlativo e ostentoso: é ali que fica o Burj Khalifa, o edifício mais alto do mundo e principal cartão-postal dos Emirados Árabes. Com quase 830 metros de altura e nada menos do que 163 andares, é a principal atração turística de Dubai — o mirante localizado no 148º andar (a mais de meio quilômetro do solo!) nos dá a vista mais fantástica que se pode ter da região, no mais alto deque de observação do planeta (comprar antecipadamente pela internet é mandatório). Para os que sofrem de vertigem, subir é impossível; mas a verdade é que o edifício reluzente é tão fascinante dia e noite que mesmo a vista do lado de fora já impressiona.
Outras formas deliciosas de ver Dubai das alturas é tomar um dos passeios de balão sobre o emirado e o deserto da Balloon Adventures ou voar em um dos hidroaviões da Seawings, sobrevoando, é claro, tanto o Burj Al-Arab quantoo o Burj Khalifa durante o percurso de 40 minutos.
É também em Dubai que fica o mais famoso hotel do mundo, e que adora descrever a si mesmo como "um hotel sete estrelas", com diárias que podem ultrapassar os R$ 50 mil: o Burj Al Arab chama a atenção no skyline do emirado por sua forma de veleiro e instalado em uma ilhota artificial a quase 300 metros da praia, dando a impressão de estar realmente navegando sobre as águas do golfo.
Com o calor surreal que faz na região, também é programão se refrescar no parque aquático Wild Wadi, com direito a diversos toboáguas, simuladores de ondas para surfe e uma cachoeira artificial de mais de 18 metros de altura.
Para os shopaholics, difícil encontrar no planeta um local que rivalize com Dubai: são inúmeros shoppings imensos, com todo tipo de loja, restaurante e atividade que se possa imaginar – incluindo uma pista de esqui indoor com 400 metros de comprimento dentro do gigantesco Mall of the Emirates. O Dubai Mall, com mais de 500 mil metros quadrados de área e mais de 1,2 mil lojas, é hoje o maior shopping do mundo.
Para compras em um estilo mais old fashioned, vale visitar o Gold Souq e o Spice Souq, que vendem todo tipo de peças em ouro, especiarias e suvenires.
Também valem a visita a bela Marina de Dubai com seus iates multimilionários e o show de águas e luzes do The Dubai Fountain (com jatos que chegam a mais de 150 metros de altura).