Na seção Seu Olhar, os leitores do caderno Viagem compartilham suas experiências em destinos pelo mundo de acordo com desafios propostos por ZH semanalmente. Confira mais desafios.
"Ao lado de Paris, em Versalhes, está o palácio que impressiona não só pelo tamanho e pelo luxo, mas também pelos jardins, que por si só já compensam a visita. Com canteiros, bosques, estátuas, fontes e lagos, é tudo tão alinhado e bonito que fica difícil não se apaixonar!"
Neuzir Benites
De Porto Alegre, em setembro de 2017
"Sévrier, bucólica cidade do Vale do Ródano, na França, é um encanto total, com belíssimas vistas do Lago de Annecy, montanhas e lindos jardins."
Rosângela Loeblein
De Campo Bom, em setembro de 2014
"Localizado na Cidade Nova, do outro lado do Rio Salzach, o Palácio Mirabell é um dos principais pontos turísticos de Salzburgo. Em seus jardins, cheios de estátuas mitológicas e greco-romanas, foi gravada uma das cenas mais importantes do filme A Noviça Rebelde (1965). De lá, tem-se uma das melhores vistas do centro antigo da cidade austríaca, com a Fortaleza Hohensalzburg dominando a paisagem."
Adriane Droste Tonietto
De Caxias do Sul, em junho de 2017
"Os lindos jardins da casa onde morou Monet, em Giverny, a 75 quilômetros de Paris, serviram de inspiração para muitas obras do artista. A visita inclui a residência do pintor e é um lindo passeio, mas há restrições dependendo da época do ano (fecha no inverno)."
Júlia Schaan Fernandes e Mariza Schaan
De Porto Alegre, em outubro de 2015
"Entre uma galeria e outra, os jardins do Inhotim, na mineira Brumadinho, são uma experiência única, com suas mais de 4 mil espécies da flora brasileira e internacional. Assim, o parque, mais conhecido pelo seu acervo de arte, presta, como Jardim Botânico, uma relevante contribuição para a preservação da natureza, além de encantar os olhos de seus visitantes."
Uda Schwartz, Marina S. Machado, Rosa S. Leivas e Ida e Eda Schwartz
De Porto Alegre, em maio de 2017
"Os jardins de Powerscourt House, com 47 acres, tem como principais atrações Tower Valley, Jardins Japoneses, Lago Tritão e Cemitério de Animais. Localiza-se em Enniskerry, Condado de Wicklow, Irlanda."
Elisabete Maria Zaballa
De Nova Roma do Sul, em agosto de 2017
"O Gardens by the Bay, de Cingapura, é um jardim botânico futurista. O local faz parte de uma estratégia de governo para transformar as cidades de Cingapura no conceito 'cidade num jardim'. O objetivo é aumentar a qualidade de vida pela introdução de mais espaços verdes nas cidades. O jardim se destaca pelas suas 18 árvores de concreto e ferro, as quais são inteiramente recobertas por vegetação. Elas são ligadas por uma passarela suspensa, que podemos subir para passear, bem como para ter ótimas vistas de todo o jardim e do Marina Bay Sands, o hotel mais famoso do país."
Michelle Stephanou
De Porto Alegre, em fevereiro de 2017
"Localizado no centro de Bucareste, na Romênia, o Parque Cismigiu é um grande jardim. É o mais antigo e, sem dúvidas, o mais bonito dos parques da cidade. Antigamente, era um local somente frequentado por pessoas com muito dinheiro. Hoje, é o parque público mais famoso da capital romena."
Giscard Stephanou
De Porto Alegre, em abril de 2015
"Para quem pretende viajar para a França, vale a pena conhecer os jardins do Palácio de Versalhes, no subúrbio de Paris. Os jardins ocupam quase 800 hectares e são um dos pontos turísticos mais visitados da França."
Deusa Maria Bunde
De Porto Alegre, em abril de 2010
"Impossível não se encantar com a paisagem tropical e paradisíaca dos jardins do Hotel-Casino Flamingo, em Las Vegas. Verdadeiro oásis em pleno centro da cidade, pode-se ver uma incrível variedade de pássaros, peixes e belas cachoeiras, em um magnífico contraste de cores. Vale a pena fazer uma pausa da cidade movimentada e contemplar as belezas naturais do local."
Francesca Pesce Heemann
De Porto Alegre, em dezembro de 2013
"O Jardim Botânico de Bogotá é um passeio imperdível. Tire o dia para conhecer esse maravilhoso jardim, recantos coloridos, centenas de tipos de flores, caminhos, chafariz e cascata. Vale muito a pena!"
Claudia Krimberg
De Porto Alegre
"A beleza desses jardins é de tirar o fôlego! Os jardins do Alcazar, em Córdoba (Espanha), são enormes. São composto de três jardins interligados, cada um com tamanho e paisagem diferente. O da foto é repleto de laranjeiras e diversos canteiros de rosas que emolduram uma beleza estonteante!"
Maria Carolina Conci
De Porto Alegre, em dezembro de 2014
"Luís XIV construiu o palácio de Versalhes com a intenção de organizar-se e controlar completamente o governo da França. O palácio foi construído no século 17 e, até hoje, é um dos maiores do mundo. Entretanto, não é apenas a arquitetura que impressiona: a paisagem se torna ainda mais bela devido a seus jardins, fontes e lagos. O visual muda conforme a estação do ano, porém, continua magnífico."
Yadia Paim de Andrade
De Vacaria, em janeiro de 2017
"A capital do Paraná, Curitiba, tem no seu Jardim Botânico um dos seus principais cartões-postais e pontos turísticos. Um dos atrativos do local é o Jardim das Sensações, inaugurado em 2008, onde os visitantes, em um passeio sensorial, são estimulados a sentir as diferentes formas, texturas e aromas das plantas."
Jonas Carlos Rudnitski
De Áurea, em abril de 2017
"Visitando o Jardim Botânico de Montreal, no Canadá, esta incrível surpresa. Um jardim onde foi usada a técnica da mosaicultura, que é a criação de obras de arte a partir de plantas e flores. É impressionante a perfeição, leveza , criatividade e colorido deste fantástico trabalho, com direito a fundo musical. Inesquecível."
Valderez Anzanello
De Veranópolis, em agosto de 2013
"Construído em 1997 no terminal 2 de Aeroporto de Chiangi, em Cingapura, este jardim tem mais de mil orquídeas de 30 diferentes espécies, agrupadas de acordo forma e cor."
Marta Marchiori Dias e João Daniel Dias
De Porto Alegre, em junho 2017
"O Fitzroy Gardens, perto do Centro de Melbourne, na Austrália, é um jardim clássico, muito florido, com grandes árvores, fontes e trilhas sinuosas. Ele serve até como espaço para casamentos ao ar livre. Lindo é o Conservatory Gardens, um espaço com uma imensa quantidade de begônias coloridas e com som ambiente de música clássica."
Isete Copat
De Bento Gonçalves, em setembro de 2017
"A maior parte do território do Vaticano é ocupada por jardins. Em um deles, conhecido como 'pátio da pinha', devido à fruta pinha feita em bronze ali localizada, encontra-se, também, a escultura Sfera con Sfera, do escultor italiano Arnaldo Pomodoro, representando na parte interna a terra e na parte externa o cristianismo."
Malvina e Nelson Cristani
De Porto Alegre, em julho de 2014