Na seção Seu Olhar, os leitores do caderno Viagem compartilham suas experiências em destinos pelo mundo de acordo com desafios propostos por ZH semanalmente. Confira mais desafios.
Pra lá de Marrakech, por Letícia Milani
Vibrante, colorido, fascinante! São muitos os adjetivos que descrevem o Marrocos, país muçulmano que sempre sonhei em conhecer. Localizado ao norte da África, fica a poucas horas de voo de grandes cidades europeias. Mesmo sendo exótico, é um destino com boa infraestrutura e de fácil acesso.
Prepare-se para ser surpreendido com os inúmeros contraste – seu pequeno território abriga desertos, montanhas, praias e cidades. O islamismo é a religião predominante. Com mesquitas espalhadas por todo o país, habituamo-nos a ouvir o "chamamento" para reza, cinco vezes ao dia.
Leia também
Uma jornada rumo ao deserto do Saara, no Marrocos
No Marrocos, a magia do deserto
Conheça Medina de Fez, cidade do Marrocos
O país é razoavelmente seguro para o turista, mas existe uma grande insistência por parte dos comerciantes, que tentam lhe empurrar todo tipo de badulaque. Mulheres também podem viajar sozinhas sem problemas, basta manter a mesma cautela a que estamos acostumadas aqui no Brasil.
Marrakech é a cidade mais visitada, ideal para absorver e vivenciar ao máximo a cultura local. Tem ótimos hotéis e riads (típica residência marroquina, onde é possível se hospedar), deliciosos restaurantes, vida noturna agitada e os curiosos souks – mercados árabes onde pechinchar é obrigatório! A primeira impressão é de caos, já que pedestres, motos e carros dividem o mesmo espaço pelas ruelas, se misturando ao comércio desordenado. Mas tudo isso faz parte do encanto do lugar.
Fez, Menes, Rabat e Casablanca também são cidades bastante procuradas pelos turistas. Uma experiência muito interessante é passar uma noite no deserto, em um acampamento sob as estrelas.
As lindas paisagens, as mesquitas imponentes, os temperos exóticos e a junção das culturas árabe, berbere e europeia são apenas alguns dos motivos para ir até lá. Vá de mente e coração abertos e se deixe encantar pela mistura de aromas, sabores, cores e ritmos.
Perfil
Letícia Milani, 30 anos, é administradora de empresas em Porto Alegre
Lugares que conhece: Austrália, Indonésia, Tailândia, Estados Unidos, Uruguai, Paraguai, Argentina, Peru, Turquia, Portugal, Itália, Suíça, Alemanha, Espanha, França, República Tcheca, Áustria, Croácia, Grécia, Dinamarca, Suécia, Marrocos, Inglaterra e diversas cidades brasileiras
Ainda quer conhecer: Canadá, Egito, Escócia, Hungria, China, Malásia, Nova Zelândia, Rússia
Outros relatos de leitores
"O ksar Ait Benhaddou foi fundado no ano de 757 em uma colina no sopé do Alto Atlas, no sul do Marrocos. Declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1987, a aldeia também é conhecida por ter sido cenário de inúmeros filmes, entre eles Lawrence da Arábia, Gladiador e A Múmia, além da série Game of Thrones."
Eduardo e Adiles Santos
De Porto Alegre, em maio de 2016
"As tumbas saadianas foram erguidas entre 1578 e 1603 para servir de repouso aos membros da dinastia saadiana e servos mais próximos. Com o fim do reinado dessa dinastia, as tumbas foram emparedadas e ficaram esquecidas até 1917, quando foram redescobertas por meio de fotografias aéreas da Medina de Marrakech. Cercados por um belo jardim e guardados por inúmeros gatos, os dois mausoléus foram construídos com mármore italiano e cedro, revelando todo o talento e a delicadeza da cultura marroquina nos mínimos detalhes."
Moira Ansolch da Silva Oliveira
De Porto Alegre, em setembro de 2016
"Um lugar lindíssimo de Marrakech é a Madrasa Ben Youssef, antiga escola em que alunos já formados na universidade faziam uma espécie de curso de especialização. Somente os mais brilhantes eram escolhidos para estudar na Madrasa, onde eles também moravam e rezavam, saindo apenas às sextas-feiras. A decoração é impressionante, com piso em mármore e azulejos pintados à mão."
Giscard Stephanou
De Porto Alegre, em junho de 2015
"Quando pensamos em Marrocos imaginamos pobreza, calor e simplicidade. Mas, ao contrário, o país nos encanta, desde seus limites com o Mar Mediterrâneo e o Oceano Atlântico, sua cadeia de montanhas Atlas até o deserto do Saara. Portanto, lá existem mar, montanhas, neve e deserto. Aliás, dormir no deserto impressiona. O nascer do sol – com os camelos nos acordando –, não tem igual."
Silvia Helena Uebel
De Novo Hamburgo, em 2013