Nascida em Cruz Alta, a jornalista Mariana Scalabrin Müller, 28 anos, está em Lisboa fazendo doutorado. A seguir, ela dá dicas muito legais para aproveitar a capital portuguesa fora das grandes atrações turísticas.
Fundação Gulbenkian
Fora do centro histórico está a Fundação Calouste Gulbenkian, um espaço lindo que reúne museu, teatro e jardim aberto ao público. Quem gosta de arte pode visitar a Coleção do Fundador, que tem obras de diferentes períodos e áreas. Arte egípcia, greco-romana, islâmica e do extremo oriente são exemplos do que você pode encontrar por lá.
Todos os domingos, a partir das 14h, a entrada no museu é gratuita para a coleção permanente e para as temporárias. Também é possível só passear pelos jardins da Fundação, que tem entrada gratuita sempre. Muita gente aproveita os gramados da Gulbenkian para tomar sol, fazer piquenique ou trabalhar (o wi-fi é liberado!). Dá para chegar pela linha azul do metrô, descendo na estação São Sebastião.
Leia também
A 32 quilômetros de Lisboa, a cidade de Sintra era refúgio da nobreza
Cabo da Roca relembra espírito dos descobridores lusos
A região do Algarve tem belas praias e boa comida
Campo de Ourique
O Mercado da Ribeira (ou Time Out Market Lisboa) já é um dos lugares onde mais se encontra turistas em Lisboa. O que nem todo mundo sabe é que a cidade tem outros mercados fora da região central. Um deles é o Mercado de Campo de Ourique, reformado em 2013. O espaço é bem menor, costuma estar menos muvucado e tem opções gastronômicas para todos os gostos: bacalhau, carpaccio, hambúrgueres veganos e, claro, doces incríveis.
Casa Fernando Pessoa e Jardim da Estrela
Sugiro aproveitar para visitar a Casa Fernando Pessoa, que fica a três quadras do mercado e vende livros e lembrancinhas do poeta. Se tiver sol, caminhe até o Jardim da Estrela, um parque que tem lago, brinquedos para crianças e um coreto fofíssimo. Fica a poucas quadras do mercado, também no bairro de Campo de Ourique. Quem estiver no centro histórico pode chegar até a região com o elétrico 28, famoso por estar sempre lotado e pelos furtos ocasionais. As outras opções são ônibus, táxi, Uber ou Cabify.