Na seção Seu Olhar, os leitores do caderno Viagem compartilham suas experiências em destinos pelo mundo de acordo com desafios propostos por ZH semanalmente. Confira mais desafios.
Destino fora do comum, por Eliane Maria Reis
Para os amantes da natureza, a Namíbia, ao sul do continente africano, é um destino fascinante, seguro e com boa infraestrutura para o turismo, apesar de ser ainda pouco explorado pelo viajante. País jovem, em março de 1990 tornou-se independente da África do Sul. É uma aventura sem igual percorrer suas estradas, a maioria sem asfalto, e apreciar o vasto deserto de dunas, encostas e planícies. Moderna, bem cuidada e com ritmo descontraído, sua capital, Windhoek, é fácil de percorrer a pé.
Leia também
Publicitário relata experiência por diferentes países da África
Um roteiro pela África do Sul, país de belezas naturais, vinho e história
A aventura de um safári no Serengeti, na África
Vale a pena fazer um safári pelo Parque Nacional de Etosha, um dos grandes locais de observação da vida selvagem. Ele é o lar de centenas de espécies de aves, répteis e mamíferos, além de outras ameaçadas de extinção, como o rinoceronte negro. O lugar tem um clima muito árido, mas existem algumas nascentes naturais onde são mantidas fontes artificiais, oferecendo um ponto grandioso de observação de diferentes animais que migram até esses mananciais para beber água.
Sossusvlei é o vale cercado de majestosas dunas que vão do marrom ao vermelho, contrastando com o azul do céu. É uma experiência única subir a duna, uma das mais altas, de mais ou menos 300 metros de altura, e se surpreender com a beleza da imensidão do deserto, uma visão de 360 graus de todo o vale. O caminho até o topo é longo e cansativo, com um calor intenso – então, são imprescindíveis algumas paradas para se hidratar. Do alto da duna, o cenário de Deadvlei é impressionante, um lugar totalmente sem vida. Troncos retorcidos de acácias permanecem ali por centenas de anos sem se deteriorar, por conta do clima extremamente seco.
No caminho para Damaraland, onde pode-se apreciar a paisagem vulcânica, é quase obrigatória uma visita à tribo Himba (foto), que ainda mantém suas tradições milenares. Muito interessante conhecer a curiosa cultura desse povo seminômade, que vive no deserto. A história dessa gente vai muito além da pele e dos cabelos avermelhados.
Perfil
Eliane Maria Reis, 60 anos, é aposentada e mora em Porto Alegre. Viajou à Namíbia em setembro de 2016
Lugares que conhece: Canadá, México, Turquia, Tunísia, Espanha, Portugal, França, Alemanha, Dubai, Índia, África do Sul, Tanzânia, Quênia, Rússia, Nova York, Califórnia, Peru, Colômbia, Chile, Argentina, Litoral do Brasil
Leia mais relatos de leitores
"Quando se fala em África, sempre vem à mente a rica diversidade da fauna do continente, única no mundo, sobretudo os chamados Big Five – leão, elefante, rinoceronte, leopardo e búfalo. Para conhecer esses animais em seu hábitat, a reserva natural de Pilanesberg, próxima de Johannesburgo, na África do Sul, é perfeita! Com formação geológica de um imenso vulcão extinto, é o cenário ideal para avistar os animais selvagens e ter uma genuína e inesquecível experiência de safári."
Paulo Ernani Peres Ferreira
De Passo Fundo, em fevereiro de 2017
"Localizado na Reserva Natural de Mpumalanga, a 60 quilômetros da cidade de Graskop e próximo à área do Parque Nacional Kruger, na África do Sul, está o belíssimo Blyde River Canyon, uma joia da natureza. Ele é considerado o terceiro maior cânion do mundo em extensão, com cerca de 32 quilômetros, além de aproximadamente um quilômetro de profundidade."
Rosângela Loeblein
De Campo Bom, em outubro de 2011
"O Cabo da Boa Esperança está localizado no parque nacional de mesmo nome, no extremo sul da África. Antigamente conhecido como Cabo das Tormentas (devido às violentas tempestades), foi uma rota alternativa aos marinheiros dos séculos 15 e 16, em especial para os portugueses chegarem às Índias, e faz ligação entre os oceanos Atlântico e Índico. Estar neste lugar, que também faz parte da história do descobrimento de nosso país – e contar para nossa pequena companheira sobre a importância desta belíssima região – tornou a viagem à África do Sul ainda mais especial."
Ida Schwartz, Rosa Schwartz Leivas e Eda Schwartz
Em fevereiro de 2017
"A África do Sul é um lugar espetacular. Sua natureza, seus animais, sua energia fazem que você se sinta em casa. Um povo acolhedor e aconchegante, que sabe ser feliz com poucas coisas. Estar perto dos grandes animais africanos nos faz pensar o quanto devemos preservar e cuidar do nosso planeta. Fazer um trabalho voluntário e estar muito perto desses seres é algo indescritível."
Marcia Weber Negrini
De Porto Alegre, em março de 2015