A vinícola e a pousada Don Giovanni dividem espaço no local onde há décadas era produzido um dos conhaques mais conhecidos do Brasil, o Dreher. A casa da família foi vendida, dona Beatriz Dreher casou com seu Aírton Giovannini, e, anos depois, retomaram a propriedade e a receita dos vinhos e conhaques - o brandy da Don Giovanni, por exemplo, é uma perfeição.
Hoje, a vinícola é uma experiência para todos os sentidos. As degustações na loja não têm custo, e o visitante pode passear até o mirante que fica em meio aos vinhedos ou contratar o serviço para que seja montada estrutura com espumante no local. O pôr do sol é emocionante. As cores e a sensação de paz e leveza fazem com que a gente se pergunte se quer realmente voltar para casa.
Mesmo quem não é hóspede da pousada pode fazer reservas para o jantar harmonizado realizado aos sábados. As receitas foram ensinadas por Dona Bita à cozinheira, que prepara a entrada, o risoto de alcachofra (plantadas lá mesmo), o frango ao vinho e a sobremesa (uma cassata de sorvete com cobertura de espumante e figo em calda). Cada prato é harmonizado com um vinho ou espumante. Se você der sorte, ainda encontra Dona Bita e a família por lá.
Para quem quiser a experiência completa, recomendo hospedar-se na pousada. Os quartos antigos, decorados pela própria Dona Bita, têm as paredes pintadas por artistas locais. São ambientes carregados de história que remetem a um outro tempo: quando Pinto Bandeira era região de veraneio dos moradores de Bento Gonçalves, chamada de La Pinta.
Confira também
Minha dica
O espumante Dona Bita 70 Meses (em homenagem à matriarca), espumante Stravaganzza Brut (método tradicional e premiado com medalha Grande Ouro no último Concurso do Espumante Brasileiro) e o Brandy Don Giovanni com 12 anos de envelhecimento.
Onde e como
VRS-805, Linha Amadeu (28), km 12, Pinto Bandeira. Para montar a estrutura com espumantes ou vinho no mirante (e curtir o pôr do sol), o valor é de R$ 30 com o espumante incluso. Valor do jantar harmonizado por pessoa: R$ 95. Para reservas na pousada ou no restaurante, contato pelo telefone (54) 3455-6294 ou pelo e-mail pousada@dongiovanni.com.br. Mais informações em www.dongiovanni.com.br
*Sara Bodowsky é comunicadora e editora do Roteiro da Sara, projeto que fala sobre viagens, gastronomia e vinhos na programação e no site da Rádio Gaúcha. A matéria de hoje também pode ser conferida com mais fotos e informações no blog.