Destino frequente de turistas de outros Estados e países, Gramado tem oferecido neste inverno algumas opções tipicamente gaúchas para atrair um público diversificado. Na Estação Gramado, que deu início à sua 9ª temporada em 3 de julho, são as oficinas ministradas por moradores da região que estão chamando a atenção dos visitantes.
O desejo de aprender a preparar um chimarrão despertou a curiosidade de gente de muito longe. Andrey e Olga Romanov vieram da Rússia para conhecer o Brasil, e durante sua passagem por Gramado conheceram a Escola do Mate, realizada às quintas-feiras no Parque Gaúcho. Ali, experimentaram pela primeira vez uma bebida preparada com erva-mate - e, apesar de apreciar a temperatura, estranharam o gosto.
- É bastante amargo, diferente de tudo que já experimentei. Mas é bom, e ajuda a esquentar. Pena que não vou poder preparar um desses em casa - descreve Andrey, que deixou o país no período do verão europeu para conhecer o inverno no sul do Brasil.
Os russos Andrey e Olga Romanov aprenderam a preparar chimarrão
O casal se somou a dezenas de outros turistas que conferiram as atrações de diversão e cultura no local, que segue com atrações até 2 de agosto. Nos próximos finais de semana, artistas como Nenhum de Nós, Kim Lírio e Marmota Jazz farão apresentações para o público, que conta ainda com espaços de beleza, lazer e leitura.
Pratos típicos e contato com o público na Estação
Na oficina de pães e cucas da Casa do Colono, or organizadores também destacam a participação de "estrangeiros". Os paulistas estavam entre os principais interessados na primeira edição do evento, que mostrou aos participantes como preparar os tradicionais pratos da serra gaúcha. Na quinta-feira, das 15h às 16h, será a vez de aprender como preparar uma cuca enrolada. Pão integral e cuca de frutas são os próximos itens do cardápio. E, claro, com direito a degustação no final do evento.
- Nos encantamos com a participação, foi uma grata surpresa o interesse das pessoas pela nossa culinária. A oficina durou uma hora, mas ficamos praticamente o mesmo tempo conversando com os turistas depois que ela terminou. Eles acharam fantástica a experiência - conta Nelci Frata Santiago, funcionária da Emater/RS que trabalhou na organização.
Atração em Gramado e Canela, turismo rural mostra lado diferente
Turismo de aventura é destaque em roteiro na serra gaúcha
Além da oficina de pães e cucas e da Escola do Mate, que se repetirão nesta quinta-feira na Estação Gramado, o evento segue com espetáculos artísticos e apresentações culturais, além de diversas atrações que contam com a participação do público - como a oficina de desenho no Mini Mundo, voltado para as crianças.
Serviço
Estação Gramado
Quando: de 3 de julho a 2 de agosto
O que fazer: há oficinas de pães e cucas na Casa do Colono, de desenho no Mini Mundo e de artesanato, além de Escola do Mate.
A programação completa pode ser acessada em wp.clicrbs.com.br/estacaogramado.
O Estação Gramado 2015 é uma realização de Zero Hora e Engage Eventos em parceria com a prefeitura de Gramado/Secretaria de Turismo. Conta com patrocínios de Natura, PontoFrio e GVT e apoio de Melitta.
* Zero Hora