Um dia me perguntaram se eu achava que valia a pena levar uma criança para visitar Nova York. Devolvi a pergunta: seu filho é curioso? Então não pense duas vezes! Esse diálogo foi o pontapé inicial para que eu decidisse terminar o Guia Nova York com Crianças (leia mais abaixo), que começou a ser escrito quando levei a Marina (na época com nove anos e hoje com 11) pela primeira vez à cidade.
"Mãe, não imaginava que Nova York fosse assim", foi o que ela me disse quando desceu do táxi na St. Mark's Place, no East Village, depois de um longo dia de viagem e anos de expectativa. Ela esperava encontrar uma enorme Times Square! Mas foi o inesperado que mais a surpreendeu: a mistura de culturas e sotaques, os mais diferentes cenários, a quantidade inesgotável de programas, museus, passeios e por aí vai. Marina encontrou a Nova York que imaginava e muitas outras. Descobriu uma cidade formada por judeus e muçulmanos, chineses e italianos, arranha-céus espelhados e brown stones, yuppies e hippies.
Jornalista gaúcha radicada em Curitiba, Fernanda é mãe de Marina e Olivia. Foto: divulgação
Mais tarde, foi a vez de voltar com a Olivia, então com cinco anos. A expectativa dela era outra. Olivia gosta de espaço, de correr, de brincar. Para ela, Nova York seria um (ainda mais) gigante Central Park. E mais uma vez, agora através dos olhinhos da minha filha caçula, descobri uma nova Nova York.
Um passeio por Lower Manhattan
Atrações para encantar as crianças em uma viagem a Paris
Resorts são uma ótima opção para viagens com crianças
As vantagens de viajar de trem com crianças
Descobri que em todo parque e praça tem um playground. Que eles são cercados por portões que devem ficar sempre fechados para garantir a segurança das crianças. Que grande parte deles tem brinquedos com água para refrescar no verão. Descobri também que não há forma melhor do que entender as relações familiares de outras culturas do que bater papo no parquinho. Na viagem com a Olivia, conheci mães francesas, babás brasileiras, avós nova-iorquinas... Com ela conheci o MoMath (Museu da Matemática), o Childrens's Museum e mais um monte de outras coisas que me ajudaram a ter certeza de que, sim, vale a pena levar uma criança para Nova York!
MoMath (Museu da Matemática). Foto: Fernanda Ávila, divulgação
Para quem está pensando em tirar a prova dessa questão, sugiro ao lado três programas que não podem ficar de fora de uma primeira viagem a Nova York.
Museu de História Natural
Upper West Side: Central Park West, entre W 77th St e W 81st St. Aberto diariamente. Site: www.amnh.org
Sabe quando você justifica (para você mesma) que não tem problema seus filhos faltarem uns dias de aula para viajar? Afinal, eles vão aprender tanta coisa mesmo... Aqui a justificativa faz todo o sentido. O American Museum of Natural History (AMNH) de Nova York é um dos maiores do gênero e possui a maior coleção de fósseis de dinossauros do mundo! Uma boa ideia é aproveitar um dia de chuva (ou muito frio) para passar horas lá dentro sem pressa.
O que fazer para o voo com as crianças não se tornar enlouquecedor
O Vale dos Vinhedos pode ser o destino perfeito também para as crianças
Ideias legais para curtir bons momentos com os filhotes no Rio Grande do Sul
Dicas para aproveitar melhor a viagem com ou sem os filhos
High Line
Site: www.thehighline.org
Trata-se de um parque suspenso construído em uma linha de trem desativada que vai da Gansevoort St (West Village) até a 34th, em Midtown. Ao longo do parque, há várias instalações artísticas, cantinhos gostosos para se sentar e jogar conversa fora ou simplesmente apreciar a cidade sob óticas diferentes. Mesmo que não seja um programa voltado para crianças, é um passeio agradável e diferente que elas adoram!
Não deixe de visitar o recém-inaugurado Whitney Museum, que fica na extremidade sul do parque. O acervo apresenta obras de artistas modernos americanos, como Andy Warhol e Basquiat, além de instalações e outras obras grandes e coloridas que vão chamar a atenção das crianças.
Union Square Playground
Union Square, entre 16th e 17th Sts
Pracinha bacana com brinquedos meio futuristas e supercriativos. Há brinquedos com água para os dias quentes, caixas de areia e um domo enorme para as crianças escalarem enquanto você aproveita o sinal de internet sem fio grátis da praça. Se quiser levar um lanchinho, passe o Whole Foods Market da Union Square ou aproveite o Green Market, com produtos orgânicos, na própria praça.
Lançamento
Fernanda Ávila dá estas e muitas outras dicas no Guia Nova York com Crianças, da Pulp Edições, que será lançado em Porto Alegre no próximo sábado, 4 de julho, às 17h, na Palavraria Livros&Café (Rua Vasco da Gama, 164 - Bom Fim).
Leia mais sobre viagem e turismo