Mendoza é uma das principais cidades da Argentina. A bela cidade desempenhou um papel importante na história da independência argentina e latino-americana. Tem uma população de aproximadamente 110 mil habitantes. Além de seus bons vinhos, reconhecidos mundialmente, Mendoza tem muito a oferecer e o que mostrar a turistas e visitantes. Teatros, museus, galerias de arte, numerosos cafés, casas de chás, pubs e excelentes restaurantes que servem desde o típico churrasco argentino até os mais sofisticados pratos da cozinha internacional.
São muitos os pontos a destacar para a visitação: o Monumento ao Exército dos Andes, todo em bronze, é belíssimo e já foi declarado patrimônio da Província de Mendoza (no Cerro da Glória). É muito gostoso passear pelas ruas sombreadas com frondosos plátanos e álamos, irrigados pelas águas do degelo (a cidade tem 500 km de acéquias, canais por onde correm as águas do degelo da Cordilheira dos Andes).
No tour pela cidade também é possível ver as ruínas da Igreja dos Jesuítas, um dos poucos monumentos que resistiram ao forte terremoto de 1941, a catedral de Loreto que ao longo de sua história também foi muitas vezes avariada e reconstruída após sucessivos terremotos. Outra interessante igrejinha é a de Nossa Senhora da Carrodilla, que é protetora dos vinhedos. Em torno da imagem trazida da Espanha existem muitas histórias e lendas.
A cidade é agradável em qualquer época do ano, mas desabrocha em alguns meses como aqueles da colheita e da Vindima (março e abril) e no inverno, quando é invadida por turistas atraídos pelas vinícolas aos pés da Cordilheira dos Andes. A Festa da Vindima traz para a cidade uma grande quantidade de visitantes dos demais distritos, de províncias e dos países vizinhos. É um lindo evento, que vale a pena ser vivenciado. É a maior celebração que se realiza no mundo em honra ao vinho. A data está bem próxima, quem sabe é uma oportunidade para os apreciadores de vinho ou para aqueles que apenas querem conhecer um lugar diferente, maravilhoso, pertinho da gente.
Nós visitamos a cidade por duas ocasiões e já estamos programando a terceira. Recomendamos!
Perfil
Amilton Monteiro Gazzo, 68 anos, e Maria Eloisa Possebon Gazzo, 60 anos, são nutricionistas, residentes em Canoas.
Lugares que conhecem: Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai, Canadá, Estados Unidos, México, Noruega, Suécia, Dinamarca, Finlândia, França, Inglaterra, Bélgica, Holanda, Áustria, Alemanha, Polônia, Hungria, República Checa, Espanha, Portugal, Turquia, Jordânia, Suíça, Israel, Eslovênia, Croácia, Montenegro e Bósnia.
Lugares que querem conhecer: Alasca, Grécia, Irlanda, Escócia.