Participei de um intercâmbio de três meses em gastronomia no norte da Itália e aproveitei para conhecer Roma. Isso foi em 15 de janeiro de 2010, data do meu aniversário.
Roma é a mistura do histórico com o moderno, desde a época dos romanos, suas batalhas e seus monumentos, até a modernidade de cidade grande, com metrô, lojas conhecidas mundialmente, pubs ao estilo irlandês e transito caótico. Dentro de Roma encontramos o menor país do mundo, o Vaticano, onde a visitação ao Museu do Vaticano e à Basílica di San Pietro são imperdíveis.
No Museu do Vaticano você percorre inúmeros salões. Tudo que se encontra lá são acervos do Vaticano e presentes que os papas receberam ao longo dos anos. O passeio termina na belíssima Capela Sistina. Se você quer ter uma boa visão do Vaticano e de Roma, vale a pena subir os 500 e tantos degraus da cúpula da Basílica. A vista é perfeita.
Como fiquei sete dias em Roma, visitei todos os monumentos a pé, mas, para não ser tão cansativo, o ideal é pegar o ônibus panorâmico. O tíquete vale por 24 horas, e o ônibus tem parada em todos os pontos principais.
Uma dica de hospedagem boa e barata são os hotéis gerenciados por freiras, que ficam no entorno do Vaticano. E, é claro, a melhor dica: não deixe de provar a gastronomia local.
Quem é Ana Carla Zandonai
Ana Carla tem 27 anos e trabalha como cozinheira. Conhece Itália, Áustria, Alemanha e Estados Unidos e ainda pretende visitar França, Espanha, México, África, China e Tailândia.