Os táxis de Londres foram considerados os melhores do mundo pelo sexto ano consecutivo, de acordo com a pesquisa anual da Hoteis.com. A capital do Reino Unido garantiu 22% dos votos, seguida por Nova York com 10% e Tóquio, com 9%. São Paulo entrou para a lista na 10ª colocação, empatada com Bogotá, Las Vegas, Cingapura e Vancouver.
Os icônicos táxis pretos de Londres, os black cabs, ganharam quase um quarto dos votos na pesquisa*. Berlim recuperou a sua posição na lista dos cinco melhores, ficando em quarto lugar, com 5% e Madrid, Cidade do México e Amsterdã dividiram a quinta colocação, com 4%.
Confira o ranking:
1. Londres
2. Nova York
3. Tóquio
4. Berlim
5. Amsterdã
5. Madrid
5. Cidade do México
8. Bangkok
8. Mumbai
10. São Paulo
10. Bogotá
10. Las Vegas
10. Cingapura
10. Vancouver
Dos 30 países pesquisados, Londres liderou a lista em cinco das sete categorias, incluindo limpeza (23%), o conhecimento da área (27%) e qualidade de condução (30%). A frota do Reino Unido também foi a reconhecida pela sua simpatia (23%), categoria que foi considerada a menos importante para os viajantes, ou seja, cordialidade em Londres pode ser descartada. Quase um quarto dos entrevistados (23%) votou na segurança como o ponto mais importante em uma corrida de taxi, categoria em que Londres também está bem colocada.
Os taxistas de Nova Iorque e Bangkok estão empatados pela primeira vez no quesito preço (20%) e, curiosamente, este último destino não ficou entre os cinco melhores colocados no ranking. Os táxis amarelos de Nova Iorque ficaram com primeiro lugar quando se trata de disponibilidade (23%).
Curiosidades
A pesquisa revelou ainda quais os objetos mais estranhos que os viajantes dizem ter esquecido no táxi, que incluíram:
- Uma peruca e um pássaro em uma gaiola deixados em um táxi nos EUA;
- Uma prótese de perna e um ex-namorado, na Austrália
- Um trombone, na Finlândia;
- Um cubo de Rubik, na Itália;
- Dentaduras, na Alemanha.
Globalmente, a pesquisa revelou que as pessoas tendem a enviar mensagens de texto ou e-mail do celular enquanto estão no táxi (19%); dormir foi a segunda atividade mais popular (15%), seguida por comer (10%) e dar beijos (9%). Quando questionados sobre qual era a nação mais amorosa no banco de trás de um táxi, os britânicos saíram com 14%, admitindo exibir um comportamento apaixonado - 10% maior que a média mundial de 4%.
- Mais da metade dos entrevistados (53%) escolheriam um táxi como meio de transporte entre aeroporto e hotel;
- Enquanto a maioria das pessoas arredonda o valor mais próximo da corrida (38%), na hora de dar gorjeta, os passageiros de táxis preferem dar 10% a mais no valor da corrida;
- O serviço mais importante em um táxi para os passageiros é o Wi-Fi (14%), superando tanto o rádio e a música. Para 76,1% dos brasileiros entrevistados, efetuar pagamento com cartão de crédito ou débito é essecial;
- Os viajantes do Reino Unido apontaram que o que mais odeiam é quando os taxistas tomam uma rota mais longa para o destino.
*Foram entrevistados 2.683 pessoas em 30 países.