Realizadas quinzenalmente desde o início de 2012, as visitas noturnas já se tornaram referência no calendário do Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Estado da Cultura. Em quartas-feiras alternadas, o museu permanece aberto ao público em horário estendido, com entrada gratuita das 18h às 22h. Em maio, haverá abertura noturna nos dias 8 e 22, com atrações especiais em ambas as datas.
Durante a visita noturna de 8 de maio, a curadora da exposição "BID 8|10|12 - Bienal Ibero-Americana de Design", Ruth Klotzel, conduz visita especial à mostra, explicando aspectos pertinentes aos trabalhos expostos e à seleção proposta para a edição brasileira do evento. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone (11) 3032.3727 ou pelo e-mail agendamento@mcb.org.br .
Reprodução / Facebook
Já no dia 22, o público poderá acompanhar o RioHarpFestival. Em sua 8ª edição, o festival promove a difusão do universo da harpa e traz duas apresentações a São Paulo, no MCB: o duo Dario Andino e Cinthia Almeida, harpa e violão; e o grupo Madre Natureza, com repertório de músicas celtas, medievais e renascentistas.
Além disso, tanto no dia 8 quanto em 22 de maio, será possível conhecer as exposições temporárias em cartaz no MCB - "BID 8|10|12 - Bienal Ibero-Americana de Design" e "Local x global: a arquitetura como lugar".
A BID traz pela primeira vez ao Brasil uma seleção de peças apresentadas em Madri nas edições de 2008, 2010 e 2012, gerando uma oportunidade única para o público brasileiro conhecer trabalhos representativos da produção experimentada na região, responsável por incluir cidades como Lisboa, São Paulo, Buenos Aires e Bogotá entre as novas capitais do design mundial.
"Local x global: a arquitetura como lugar", que integra o calendário do ano de Portugal no Brasil, apresenta um recorte da produção arquitetônica luso-brasileira contemporânea a partir do tema "casa". Por meio de fotografias, maquetes e vídeo, a exposição revela o diálogo entre portugueses e brasileiros em 20 projetos, 10 de cada país.
Completam as atrações da noite as mostras permanentes "Coleção MCB", com móveis e utensílios da casa brasileira dos séculos 17 ao 21, e "A Casa e a Cidade - Coleção Crespi-Prado", que retrata um importante capítulo do desenvolvimento paulistano entre o final do século 19 e meados do século 20 a partir do cotidiano e da trajetória dos moradores originais da casa que hoje abriga o MCB: o casal Fábio Prado e Renata Crespi.
Em todas as visitas noturnas, o Museu da Casa Brasileira atende ao público espontâneo e a grupos agendados.
Os interessados em realizar visitas educativas podem ligar para (11) 3032-2499 e saber mais detalhes sobre esta iniciativa e as atrações em cartaz.
Sobre o Museu da Casa Brasileira
O Museu da Casa Brasileira se dedica às questões da cultura material da casa brasileira. É o único do país especializado em design e arquitetura, tendo se tornado uma referência nacional e internacional nesses temas. Dentre suas inúmeras iniciativas, destaca-se o Prêmio Design Museu da Casa Brasileira, realizado desde 1986, e que em 2013 chega a sua 27ª edição.
SERVIÇO:
Visita Noturna ao MCB
Data: 8 e 22 de maio
Horário: das 18 às 22h - Gratuito
Visita Especial à BID com a curadora Ruth Klotzel
Data: 8 de maio
Horário: às 19h30 - Gratuito
Inscrições: (11) 3032.3727 ou agendamento@mcb.org.br
VIII RioHarpFestival
Data: 22 de maio
Horário: às 20h - Gratuito
Local: Museu da Casa Brasileira Av. Faria Lima, 2.705 - Jd. Paulistano - Tel.: (11) 3032-3727 VISITAÇÃO
De terça a domingo, das 10h às 18h
Ingressos: R$ 4,00 - Meia entrada: R$ 2,00
Gratuito aos domingos e feriados
Acesso a pessoas com deficiência / Bicicletário com 20 vagas
Estacionamento pago no local
Visitas orientadas: (11) 3032-2564 / agendamento@mcb.org.br
Mais informações no site do museu.