Quem não quer desbravar o mundo? Conhecer cada cantinho do planeta? O mais comum entre os apaixonados por viajar é querer ir para vários lugares diferentes. Mas e quando a gente gama em uma cidade ou país? Se temos uma experiência muito positiva ou simplesmente nos identificamos com o local, a ânsia por voltar é grande. Essa é a história de Marcondes Macedo com Miami.
Por ir tantas vezes para a cidade norte-americana, ele já se sente de lá.
- Há várias coisas que me atraem em Miami, principalmente em Miami Beach. A infraestrutura e qualidade da água nas praias, os bons preços de ótimos restaurantes, os espaços para corrida, as longas pistas de bike... Dá para percorrer grandes distâncias com visuais incríveis. Os parques têm conexão com a baía, e dá para alugar caiaques - conta.
E Marcondes ainda cita mais motivos para gostar do passeio:
- É uma boa mistura de clima, praias e povos que não se encontra em muitos lugares. As passagens têm preços ótimos, e a viagem é relativamente curta.
Arquivo pessoal
Comer e dormir
"A melhor região para se hospedar é South Beach. Há hotéis maravilhosos - como Delano e W -, espaços para caminhada, praia, bares e agito. Para quem gosta de mais calmaria, recomendo North Beach. O hotel Canyon Ranch é ideal. Para comer, tenho três principais: YeardBird - comida do Sul dos EUA, imperdível - e Mixtura, que é um restaurante peruano, com as melhores ceviches que já comi na minha vida. Ambos são muito elegantes e com preços bons e ótimos vinhos. Para quem está a fim de um sanduíche daqueles, esqueça as grandes redes e vá ao Shake Shack, na Lincoln Road. São sensacionais e oferecem uma batata que só existe lá!"
Onde comprar
"As compras parecem ser o maior atrativo para os turistas. Os principais shoppings de lojas de desconto são o Dolphin Mall e o Sawgrass Mill. Particularmente, prefiro o Aventura Mall e outros shoppings normais. A Lincoln Road é o shopping a céu aberto, com lojas como Macys, Armani Jeans, H&M, GAP e Victorias Secrets. Há muitos restaurantes com preços justos para almoçar, e é o lugar mais cosmopolita da cidade, fora a praia."
Melhor época
"Miami tem um clima semelhante ao de São Paulo. Qualquer época do ano é interessante para passear, e depende do gosto de cada um. As estações de outono e primavera são preferíveis para mim. O verão é desconfortavelmente quente. Chega a ser sufocante. O inverno é gostoso, mas pode ficar frio, com até 5ºC em alguns dias, além da água muito gelada das praias."
Recanto favorito
"Há um hotel chamado Biltmore Hotel, em Coral Gables, que tem um brunch incrível. Mas, para mim, andar de bike ao longo das pontes que ligam Miami a Miami Beach é uma das melhores coisas. Correr ao longo das marinas também é sensacional."
Meio de transporte
"É sempre bom alugar um automóvel, especialmente se o objetivo da viagem é fazer compras. Em Miami Beach, os ônibus coletivos são uma opção para quem não quer gastar muito. Vão para norte e sul com facilidade e ao custo de US$ 2 o bilhete. Há transporte público para os grandes shoppings de desconto, com preços excelentes. Cuidado com o volume das compras, pois pode ser desconfortável. Os táxis são caros e muito velhos. É difícil achar um taxista que se comunique bem, pois as nacionalidades são muitas."
De tudo um pouco
"Miami é uma cidade perfeita para quem quer se divertir, ir à praia, tomar sol, comprar e descansar, sem se preocupar com o inglês, com o frio e com altos preços. Tem de tudo um pouco: pode-se encontrar cassinos, museus, parques, passeios nos pântanos que circulam a cidade, alugar um iate, ir a clubes e festas que só em filmes se vê. Lembro aos aspirantes a visitantes que Miami é muito peculiar. Vale a pena visitar outras grandes cidades americanas, como São Francisco, Nova Iorque e Chicago, só para sentir a diferença."