José Ignácio
A minha praia predileta, onde passei as vésperas do Réveillon, é José Ignacio, 16 quilômetros ao norte de Punta del Este. A Playa Brava possibilita caminhadas por quilômetros de praia deserta entre dunas suaves e oferece vigorosas ondas para surfe. No trecho entre o restaurante La Huella e o farol de José Ignacio, há paradores descolados e uma agitação de bom tamanho.
Na vizinha Laguna Garzon, o céu fica colorido com kitesurfe, e as águas, com pranchas de stand up paddle, além de um hotel butique com cabanas flutuantes. Uma experiência inesquecível é o "manjar dos deuses" no La Olada (km 182 da Ruta 10) - um cordeiro que se desmancha na boca, regado a um bom Tannat e flan de dulce de leche para finalizar.
Punta del Este
O principal balneário do Uruguai oferece praias para todos os gostos, além de cassinos, casas noturnas, restaurantes e variada estrutura hoteleira e de lazer. A cidade de 10 mil habitantes se transforma entre o Natal e o Carnaval em uma praia badalada para 250 mil pessoas.
Banhada pelo Rio da Prata e pelo Oceano Atlântico, Punta tem duas faces: a comportada Playa Mansa, ideal para as famílias com crianças, e a agitada Playa Brava, onde se concentram surfistas e modelos, desfrutando a praia de dia e, à noite, de restaurantes descolados e boates da moda. Vale a pena conferir o pôr do sol no museu e restaurante Casa Pueblo, do artista uruguaio Carlos Paez Vilaró. Concebida como ateliê junto ao mar, lembra as construções de Gaudí.
Colônia do Sacramento
Escolhi essa cidade histórica para a virada do ano, circulando por suas ruelas de pedra sombreadas por plátanos e floridas com buganvilles. Seu casario colonial abriga restaurantes e pousadas cheios de charme - um encanto. Muito legal o astral local, com um povo simpático e uma pitada certa de dramaticidade, visitantes do mundo todo e uma gastronomia com personalidade - do cordeiro aos frutos do mar. A ceia foi no restaurante La Florida, comandado pelo casal Carlos e Ana - só eles já são um show à parte.