Um dos refúgios marítimos prediletos dos brasileiros e estrangeiros nas férias de julho, Cabo Frio, na Região dos Lagos, no Estado do Rio de Janeiro, segue como exemplo de cidade que une belezas naturais e boa infraestrutura para o turismo, o que se traduz em grande oferta de hotéis (cerca de cem, totalizando 6,6 mil leitos), restaurantes e praias.
A cidade mais populosa da região, com cerca de 170 mil habitantes, vê esse número chegar a mais que o dobro na alta temporada. Segundo a associação de hotéis local, a taxa de ocupação média anual é de 75%.
A Praia do Forte é um de seus cartões-postais e sinônimo de agito, sendo o point preferido dos jovens. Situada entre a Praia das Conchas e o Forte São Mateus, construção militar do século 17, as ondas atraem surfistas amadores e profissionais.
Boa parte do litoral da cidade é também ponto de mergulho (devido à rica vida marinha em arquipélagos da região) e da prática de vários esportes náuticos, como iatismo, vela e, claro, surfe, todos em função dos ventos fortes e constantes.
As pranchas marcam presença também nas praias do outro lado do Canal do Itajuru, como Brava e Peró, cujas águas são em tons esverdeados ou azul-claro. E o esporte é cultuado até mesmo fora da água.
O Museu do Surfe - o primeiro do país e o maior da América Latina sobre o tema - abriga exposições com centenas de pranchas, troféus, além de um grande acervo audiovisual. Ele é parte de um projeto que dotará a Praia do Forte de vários equipamentos de lazer.
Para quem aprecia a natureza, o primeiro ponto de parada é o Parque das Dunas. A área de proteção ambiental conserva orquídeas, bromélias e serve de habitat de espécies, como o caranguejo-fantasma, a coruja-buraqueira e o beija-flor-de-garganta-verde.
Os barrancos de areia fazem a alegria da garotada devido à formação de tobogãs naturais. Outro espaço de contemplação é o Parque Municipal Dormitório das Garças. Com 215 mil metros quadrados, o local é refúgio de 1,4 mil garças brancas e outras 40 espécies de aves. O vaivém das garças cria um espetáculo à parte no pôr do sol.
Compras
Com muitos shoppings e galerias, a cidade seduz na hora de comprar. Lembranças, artesanato, obras de arte, roupas e objetos de decoração são os produtos mais vendidos.
Além dos biquínis, a rua de mesmo nome, considerada o maior shopping de moda praia do Brasil: são mais de 70 lojas que oferecem roupas de banho e acessórios produzidos por costureiras da cidade. Além da qualidade, os preços em conta garantem o movimento em qualquer estação.
Gastronomia
Quando o assunto é badalação e gastronomia, os caminhos apontam para o Boulevard Canal, um calçadão repleto de bares e restaurantes. Entre eles, estão o estrelado Picolino, um dos mais tradicionais da cidade e famoso pelo couvert; e a creperia Chez Michou.
Um capítulo especial é traçado pelo arquipélago de Cabo Frio. As ilhas que conquistaram um lugar no coração dos turistas são a Ilha dos Anjos, onde se pescam camarões graúdos; a Ilha dos Pargos, abundante em cardumes de anchovas; Ilha do Papagaio e a Ilha do Japonês, famosa por suas trilhas para caminhadas.
Já a Ilha Comprida é reconhecida para a prática de mergulho e pesca submarina.