Uma novidade na lua de mel é uma inversão de fatores. Em vez de casar e depois viajar, há quem decida embarcar com vestido de noiva e terno na mala, trocar alianças em um destino paradisíaco e depois descansar no local. O chamado destination wedding é bem popular nos Estados Unidos e na Europa e começa a cair no gosto dos noivos brasileiros.
De olho no aumento da procura, os hotéis e resorts criam pacotes para facilitar a vida dos casais. Em Santa Catarina, o Ponta dos Ganchos faz casamentos para até 140 convidados e cuida de toda a organização, da decoração ao cabeleireiro da noiva.
- Geralmente, os casais optam por uma cerimônia de casamento na ilha localizada em frente à praia, sempre com o sol se pondo. Em seguida, é servido o jantar, e depois a festa acontece na praia, sob a luz do luar, com os pés na areia, até a noite acabar - conta Virginia Peluffo, diretora de vendas do Ponta dos Ganchos.
Para que os amigos e a família possam participar do casamento, o resort oferece a possibilidade de locação integral do hotel por duas noites e cria uma programação especial para entreter os convidados. Passada a festa, a família vai embora, e os noivos seguem hospedados por mais alguns dias.
No Rio Grande do Sul, as cidades de Gramado e Bento Gonçalves também se destacam neste tipo de roteiro. Hotéis da região recebem noivos de todo o Brasil e do Exterior e incrementem seus centros de eventos para atrair festas de todos os portes.
No resort
Priscila Nunes Luz optou pelo destination wedding no Ponta dos Ganchos:
- Queríamos um casamento pequeno, somente para a família e amigos mais íntimos. Casar em um resort foi perfeito! Nos preocupamos somente com o momento e todo o restante (decoração, música, fotografia) ficou por conta dos profissionais do hotel.
Navio do matrimônio
Casamento seguido de lua de mel em um navio é outro estilo que vem ganhando popularidade. A cerimônia, realizada muitas vezes pelo comandante, não tem valor legal, mas atrai cada vez mais adeptos a cada temporada de cruzeiros. Alguns noivos embarcam com até 60 convidados. Segundo a agente de viagens Paula Suñé os gaúchos preferem os roteiros de praia, como Salvador, Búzio e Ilhéus.
- Após a cerimônia é organizada uma festa que pode ter apenas bolo e espumante ou coquetel e jantar completo. Tudo é montado de acordo com a preferência do casal. A arquiteta Kellen Sell trocou alianças à bordo de um transatlântico e garante: a experiência foi inesquecível.
- Foram quatro dias de festas e comemorações para brindar nossa união. Um dos momentos mais encantadores e surpreendentes foi andarmos pelos corredores, escadarias, piscina, cassino, teatro e salões do navio e mais de três mil pessoas, entre elas passageiros e tripulação, vibrando e nos aplaudindo. No dia seguinte à festa desembarcamos numa praia privativa e fizemos uma sessão de fotos - conta.