A tempestade que causou transtornos e danos em diferentes cidades da Região Metropolitana na última terça-feira (16) também gerou impacto nas reservas de hotéis do Litoral Norte. Desde o ocorrido, estabelecimentos estão registrando cancelamentos, adiamentos e saídas antecipadas de hóspedes, que relataram problemas em suas residências.
Em Tramandaí, o Schenkel Hotel contabilizava, até a manhã desta quinta-feira (18), 17 cancelamentos de reservas para o final de semana. Fabiano Brito, funcionário da recepção do estabelecimento, também comenta que ao menos oito pessoas adiantaram o fim da estadia na quarta-feira (17).
— Disseram que receberam telefonemas de familiares informando que havia destelhado a casa, caído uma árvore que arrebentou os fios ou outros problemas nas suas próprias residências — relata.
Já no Hotel Mares do Sul, na mesma cidade, além de hóspedes que saíram antecipadamente para conferir a situação de suas casas, muitas pessoas que tinham reservas não chegaram para fazer check-in, aponta a supervisora do estabelecimento Estela Steffen.
— Para o final de semana, não houve nenhum cancelamento ainda, mas ontem um pessoal não chegou. E tem uma senhora que prorrogou a estadia por mais dias, porque está sem água e luz na sua casa, em Gravataí — afirma Estela.
Na quarta-feira, o estabelecimento ficou quase 12 horas sem luz (entre 10h e 21h), porque um transformador da rua em frente queimou, devido à chuva. O hotel precisou alugar um gerador para garantir energia aos hóspedes, já que o conserto do equipamento ocorreu somente na manhã desta quinta-feira (18).
Ainda em Tramandaí, o Hotel Central Praia registrou um adiamento de reserva, pois a casa da cliente que viria nesta semana foi destelhada durante a tempestade. No Hotel Centenário, uma pessoa não conseguiu chegar para fazer o check-in na quarta-feira, enquanto no Kimar, que é da mesma rede, houve uma antecipação de saída e três adiamentos de reservas.
Já em Capão da Canoa, o Hotel Magia do Mar teve um impacto maior em suas reservas. Conforme o proprietário Leandro Spohr, metade dos clientes do estabelecimento (cerca de 35 pessoas) cancelaram a estadia ou adiantaram a volta para casa, com a justificava de verificar a situação de suas residências ou resolver problemas como destelhamento.
O Capão da Canoa Mar Hotel registrou apenas uma saída antecipada e o Xangri-lá Praia Hotel teve ao menos três cancelamentos justificados pela tempestade na Região Metropolitana.