Iniciada em 2019, a construção da Capela Santo Antônio, localizada na praia do Remanso, em Xangri-lá, no Litoral Norte, está mais próxima de ser finalizada. O projeto é todo feito através com da comunidade residente e também dos veranistas. Até o momento, a obra encontra-se 70% concluída.
Há cerca de um ano, quando GZH visitou o local, as missões aconteciam já na estrutura da igreja, mas sem contar com vidros e esquadrias. Agora, após o empenho da comunidade, quase todos vidros foram instalados e as esquadrias colocadas. Integrante da Comissão Paroquial Comunitária, Rociu Chemale, 67, afirma que o objetivo é concluir a parte da arquitetônica e os acabamentos.
— Precisamos agora finalizar a parte de hidráulica, elétrica e fazer a pintura externa e interna. A comunidade vem ajudando e esperamos que agora no verão as contribuições aumentei, já que aumenta o número de pessoas que passam a frequentar as missas — afirmou.
Conforme Chemale, durante o ano, a comunidade que frequenta a igreja chega a, no máximo, 30 pessoas. Já no período entre janeiro e fevereiro, a paróquia contabiliza até cem pessoas presentes na missa, que ocorre toda sexta-feira às 19h.
Neste momento, a obra está paralisada, pois a Comissão entende que ser mais seguro para os fiéis. A expectativa é retomar os trabalhos já com o valor doado durante o período de verão.
— A comunidade segue contribuindo e estamos avançando na construção. Durante esta época recebemos pessoas da Serra Gaúcha e da Região Metropolitana. Eles também ajudam no projeto — afirmou Rociu Chemale.
Para o mobiliário, a Capela Santo Antônio recebeu a doação da Igreja São Pedro, também de Xangri-lá, que fez no ano passado uma troca de seus bancos. No entanto, para as demais estruturas, a Comissão Paroquial Comunitária já trabalha com a ideia de realizar uma nova campanha de doações.
As doações para a conclusão das obras na igreja seguem ocorrendo por meio do dízimo durante a missa e também pelo pix 51 98410-1757.