Após iniciar 2024 com mais da metade das praias imprópria para banho — 50,84% —, o litoral de Santa Catarina apresentou melhoras na condição da água. Dos 238 pontos avaliados pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), 142 estão liberados aos banhistas aponta o novo relatório de balneabilidade divulgado nesta sexta-feira (12)
Em Florianópolis, destaque para Canasvieiras, uma das praias mais procuradas pelos turistas. Na última semana, dos oito pontos avaliados na região, apenas um estava liberado para banho. Agora, são três.
Em Imbituba, todos os oito pontos que passaram por inspeção estão com água própria para o lazer dos banhistas. Em Balneário Camboriú, um dos destinos mais badalados do Estado, o número segue estável: apenas quatro dos 15 pontos estão liberados.
Na última semana, apenas 117 locais estavam em condições de lazer aos banhista. Já o relatório desta sexta aponta 142 pontos liberados para banho.
Conforme o Governo de Santa Catarina, não é recomendado o banho de mar nas primeiras 24/48 horas após a ocorrência de chuvas de maior intensidade, e nas proximidades de saída de canais ou galerias de águas pluviais, pois as chuvas podem arrastar material contaminado, o que deteriora a qualidade das águas para banho.