A segunda-feira (14) começou com sol e, pelo segundo dia consecutivo, sem "nordestão" em Tramandaí, no Litoral Norte. Por volta das 6h30min, uma densa neblina vindo de Oeste em direção ao mar cobria o céu, escondendo o dia ensolarado por cerca de 30 minutos.
No mar, 20 surfistas tentavam a sorte nas ondas que se formavam próximo à plataforma de Tramandaí. Sobre a estrutura, apenas três pescadores mantinham caniços no ponto mais extremo do local.
Um deles era o marceneiro Gustavo Cruz, 45 anos, morador de Porto Alegre e veranista de Imbé. De férias, ele chegou por volta das 4h45min, com dois caniços.
— Costumo vir cedo porque gosto de pescar pescada e tem menos pessoas neste horário. Em duas horas, peguei cinco — contou Gustavo, que começou a pescar aos cinco anos por influência da mãe, Marília, falecida em 2021, que tarrafeava na barra de Imbé.
Desde as 6h, o funcionário público aposentado Palmiro Ártico, 72 anos, morador de Montenegro, jogava o anzol em busca de pescada, anchova e abrotéa. De tanto conhecimento, sabia até o tipo de peixe pego pelos colegas.
— Tem pescada puxando ali. Corre lá! — indicou Palmiro a Gustavo, sugerindo o tipo de peixe pela força que bateu o caniço.
Tempo firme
Segundo o Climatempo, o tempo volta a ficar firme no Estado nesta segunda-feira. Não há previsão de chuva. Durante a tarde, com o predomínio do sol e o tempo seco, a tendência é de queda da umidade do ar nas horas mais quentes nos municípios que fazem divisa com a Argentina e o Uruguai.
Em Cidreira, Tramandaí, Capão da Canoa e Torres, o tempo deve seguir aberto e com poucas nuvens. A máxima pode chegar a 30°C.