O mar cristalino chamou a atenção dos veranistas no último fim de semana no Litoral Norte. Porém, a alegria durou pouco: nesta segunda-feira (3), as águas já estão mais agitadas e com uma coloração mais escura. Pouca gente se aventurava no mar no início da tarde. Mesmo assim, o céu sem nuvens atraiu as pessoas para a areia.
Em Capão da Canoa, a bandeira é amarela, venta bastante e há sol. Entre as guaritas 77 e 78, o mar "escavou" tanto a areia que formou um bolsão de água na beira da praia, criando uma piscina natural de água salgada e quente que fez a alegria da criançada.
—Isso é o mar, tia, não é uma piscina — disse à reportagem a pequena Isis, de cinco anos, rindo e brincando no bolsão de água ao lado do pai, Matheus Weise, 39. Eles são de Santa Maria e veraneiam em Capão da Canoa.
Além daqueles que só vão ao Litoral durante a época de veraneio, a praia também é formada por moradores da região. Esse é o caso da família de Marcele Gonçalves, 33 anos, que decidiu fazer as malas em dezembro e deixar o município de Lajeado, no Vale da Taquari, para transformar Capão da Canoa em sua nova casa.
— Para quem estava no interior, é maravilhoso ter o mar por perto — comemorou Marcele, com os pés na água.
—Lá só tinha rio, aqui é melhor — falou o filho de Marcele, Luís Fabiano Gonçalves, 10 anos.
O tempo firme no Litoral pode dar lugar à instabilidade ao longo desta segunda. Há previsão de pancadas de chuva em municípios como Torres, Tramandaí, Xangri-lá e Capão da Canoa.