O decreto que proíbe a venda e consumo de bebidas alcoólicas no calçadão de Capão da Canoa, editado no inicío de fevereiro, foi flexibilizado durante o Carnaval. Agora, não estão permitidas apenas o comércio e consumo exacerbado no trecho entre as avenidas Poti e Flávio Boianowski.
Contudo, a medida só está em vigência durante a programação oficial do Carnaval, que ocorre à noite, explica o coordenador de fiscalização do município Hélio Tellechea Filho. Ou seja: ao longo do dia, está vetado o consumo e venda de álcool no passeio.
— Quem estiver consumindo de forma moderada e consciente não terá problemas. Mas se notarmos exagero, vamos intervir — diz, acrescentando que veranistas com muita quantidade de bebidas alcoólicas no calçadão serão convidados a se deslocarem para o outro lado da rua, onde o consumo é permitido.
Focados na Região Central do trecho, os fiscais já deslocaram, até as 23h deste sábado (2), 30 pessoas para o outro lado da via. Segundo o coordenador da fiscalização, todas carregavam um volume muito grande de bebidas em isopores.
Na noite deste sábado, a reportagem de GaúchaZH observou diversas pessoas bebendo no local sem excessos.
Os fiscais da prefeitura acompanham a festa até a 1h e depois quem assume a fiscalização é a Brigada Militar.