Mesmo com a movimentação abaixo da média no litoral gaúcho, o sábado (23) e o domingo (24) registraram o maior número de salvamentos em um único fim de semana durante o veraneio de 2019. Conforme o Corpo de Bombeiros, os dois dias superaram até mesmo os fins de semana de Natal e Ano-Novo.
Um dos motivos para o número elevado foi o calor, acompanhado de pouco vento e mar convidativo para o banho, principalmente no sábado, que registrou 76 salvamentos. No domingo, com a chegada da chuva ao meio-dia, o número de ações ficou em 20.
Desde o início da Operação Verão, foram realizados 673 salvamentos. Isso significa que um fim de semana representou quase 15% das ações. Nenhuma morte foi registrada nas áreas monitoradas pelos guarda-vidas.
Segundo o coordenador da Operação no Litoral Norte, duas mortes foram registradas em áreas monitoradas pelos guarda-vidas durante o veraneio, uma Cidreira e outra em Pinhal – nessa ocorrência, uma segunda pessoa morreu no hospital, mas como foi retirada do Mar com vida, também não é contabilizada.
Fora do horário ou local de atuação dos agentes, o número passou de 60, incluindo mortes em águas internas.
No sábado, um pescador desapareceu por volta das 21h no mar, em Tramandaí, fora da zona e de horário de cobertura da Operação Verão – por isso a ocorrência não é contabilizada nos dados. O corpo do homem foi encontrado no domingo pela tarde.