Até este domingo (30), os Bombeiros registraram um acumulado de 90 salvamentos em todo o Rio Grande do Sul , uma média de cinco por dia desde o início desta temporada. O número é 55% maior do que o registrado no mesmo período do verão passado.
São 32 resgates a mais, ou seja, 90 salvamentos neste verão contra 58 na mesma época do ano passado. O comandante da Operação Golfinho, tenente-coronel Jefferson Ecco, diz que uma das causas pode ser o número de veranistas ou a água mais quente. No entanto, se a cor da água não estivesse marrom, o número poderia ser ainda maior. Somente no Litoral Norte, o acumulado é de 64 casos até agora contra 46 no mesmo período de 2017.
Sobre este domingo, foram 15 salvamentos no Estado, somente cinco no Litoral Norte, quatro no Litoral Sul e seis em águas internas.
— O número até foi baixo hoje (domingo) e acredito até por causa de águas-vivas, mar marrom e nossa prevenção. — diz Ecco.
O comandante da Operação Golfinho diz que os mais de mil salva-vidas estão orientados a apitar e a fazer gestos para banhistas em áreas de risco. O treinamento foi diferenciado este ano sobre esta questão. Também estão colocando bandeiras pretas na areia em pontos com grande incidência de correntes de retorno da água do mar.