Seis dos 12 pontos impróprios para banho no Rio Grande do Sul estão na Praia do Laranjal, em Pelotas, no sul do Estado: Pontal da Barra, Valverde – Trapiche, Santo Antônio Rua Bagé e Restaurante, Balneário dos Prazeres e Colônia Z-3. Divulgado nesta segunda-feira (17) pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), o relatório foi elaborado a partir dos resultados de cinco coletas feitas nas semanas anteriores pelo Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep).
Em contrapartida, quatro pontos do Laranjal estão aptos a receber banhistas: Valverde (em frente à Avenida Joaquim Assumpção), Santo Antônio (Avenida Antônio Augusto Assumpção, esquina Rio Grande do Sul), Santo Antônio (Hotel Praia Laranjal) e Mata do Totó. Essas áreas terão a presença de guardas-vidas durante a Operação Golfinho.
Além dos pontos do Laranjal, estão impróprios para banho: Praia de Passo Real, em Dom Pedrito; Balneário Distrito de Ernesto Alves, em Santiago; Balneário Nova Palma, em Nova Palma; Praia Nova, em Cachoeira do Sul; e Balneário de Mata, em Mata.
A Fepam divulgará semanalmente em seu site os boletins de balneabilidade até 1º de março de 2019. Serão analisados 94 pontos de 44 municípios dos litorais Norte, Médio e Sul, da Lagoa dos Patos e das Regiões Hidrográficas do Guaíba e do Uruguai.