O dia amanhece nublado, logo, não vai dar praia. Bem, pelo menos não para a maioria das pessoas. Então o que fazer se o sol deu um tempo mas o calor continua o mesmo? Trilha. Ou melhor: trilha seguida de cachoeira.
A Costa da Lagoa tem uma das mais belas trilhas da Grande Florianópolis, em Santa Catarina. São 7,5 mil metros de caminhada beirando a Lagoa da Conceição, no leste da ilha, pela mata, em pedras ou caminhos um pouco mais acessíveis, havendo necessidade apenas de um par de tênis e uma garrafa de água. Sim, porque as duas horas de caminhada (dependendo do ritmo, até três) secam a boca e o suor não para de escorrer pelo rosto, costas, peito, pernas. Mas nada que tire o prazer de andar em meio à natureza.
No caso do menino Mateus Farias de Aguiar, de cinco anos, o prazer da aventura. Seus pais, Fernando Aguiar e Carolina Farias deram a ele o poder da escolha entre a praia e a trilha e o pequeno não hesitou: "trilha! Eu nunca fiz trilha!".
Há a compensação depois de todo o caminho, avistando os primeiros restaurantes, as prainhas e, acima de tudo, a cachoeira. A sensação de refrescância da água doce é tão grande, mesmo sendo mais fria do que a já costumeira água do mar, que a vontade é de passar o dia sentado nas pedras com o turbilhão aquático descendo pelas costas.
A comunidade local mantém as tradições do artesanato e da gastronomia. São inúmeros restaurantes ao longo do caminho e pequenas lojas de arte produzida ali mesmo. Além disso, é um punhado de gente que preserva o lugar, hospitaleira, gente que tem orgulho das ruínas de antigas construções feitas pelos primeiros moradores.
Para acessar o local também há a opção dos barcos que saem da Lagoa da Conceição. São R$ 22 ida e volta, sendo que na ida as embarcações partem de meia em meia hora e, na volta, de hora em hora.