O paredão de morros que circunda Osório e Maquiné distrai a vista de quem segue pela BR-101 em direção às praias. O mar é o destino, mas antes dele, ali entre os morros, as lagoas reservam recantos de tranquilidade, beleza e história. No que poderíamos chamar de "esquina" entre a BR-101 e a RS-407, está a Lagoa da Pinguela, a principal atração da Pousada Temática Encantos do Sul, em que 16 cabanas rústicas identificadas por temas acolhem quem busca sossego, ainda que perto do burburinho da orla salgada.
No meio do ambiente bucólico de mata nativa e da abundância de pássaros, uma figueira gigantesca captura o olhar dos que seguem pela trilha de acesso à lagoa. A árvore está deitada sobre a coxilha, como se tivesse sido arrancada. As raízes saltam da terra em uma das pontas, mas não se vê sinais de morte, só galhos e mais galhos novos despontando do tronco em falso repouso. A lenda que circula por ali é de que, tempos atrás, a área havia sido parte de uma herança e que os herdeiros disputaram o quinhão de terra em que estava a figueira. Entre desavenças familiares, uma tempestade encerrou a discussão. A árvore teria sido derrubada por um raio. Tombada, buscou a seu jeito uma maneira de se manter viva e hoje é um dos cenários mais requisitados da região para fotos de casamento.
— Vem gente de tudo que é lugar fazer foto aí — conta Marise Gastring, recepcionista da pousada.
A Encantos do Sul também tem outro atrativo curioso além da lenda da figueira. Uma das cabanas oferecidas aos hospedes é flutuante: fica sobre um pequeno açude da propriedade de aproximadamente 10 hectares. É como uma casa-barco, equipada com cozinha, banheira de hidromassagem e uma pitoresca suíte em que a cama de casal é guarnecida pelo painel de uma Kombi. É destinada a casais, que dali têm uma das melhores paisagens do lugar: a lagoa cercada pela vegetação do Morro Alto.
Mas esse refúgio lacustre, com acesso pelo Km 73 da BR-101, onde boias e redes de pescas enfeitam as árvores da fachada, não é paradeiro de famílias somente no verão. Há quem alugue as cabanas para desfrutá-las durante o ano todo. É como um veraneio estendido. Assim fez o morador de Esteio Luciano Freire, 45 anos. Depois de umas férias no lugar em janeiro de 2017, ele resolveu reservar por um ano a Cabana do Pescador e, aos finais de semana, deixa a Região Metropolitana com a família para recarregar as energias. Os filhos dele, Vinícius, 12 anos, e Manuella, oito, aproveitam, ao lado de primos e novos amigos, a liberdade segura do lugar.
— Por aqui, eles pescam, brincam, jogam bola e tomam banho de lagoa sem a gente se preocupar — conta o técnico em manutenção que atua na Petrobras em Canoas.
Passeio a cavalo e pescaria
Margeando a Lagoa da Pinguela, pela RS-407, em direção a Capão da Canoa, onde o espelho d'água passa a se chamar Lagoa das Malvas, a Fazenda Pontal reserva outra opção de sossego longe da areia. Em 50 hectares, sendo 25 dedicados ao turismo rural, os visitantes têm à disposição passeios a cavalo, restaurante de frutos do mar, pescaria (com caniços e iscas incluídos nos pacotes) e uma paisagem tão deslumbrante quanto à que se encontra na Pinguela. A área é generosa em figueiras centenárias, cuja oferta de sombra convida a uma boa sesta na rede. A fazenda é ponto de encontro de velejadores da região e fica em um entroncamento hídrico, com canais que levam a Capão, Osório e Torres. O ecoturismo ofertado por ali é uma mistura peculiar da vida litorânea com os hábitos rurais do pampa. Há galpões que guardam objetos antigos e a história de tropeiros, que cruzavam aquelas bandas, produção de cordeiros salineiros e eventos com churrascos ao estilo patagônico, em que os ovinos são assados inteiros no fogo de chão.
— Nosso público gosta de lagoa e tem raízes na vida do campo — resume o responsável pelo empreendimento, o empresário porto-alegrense Adelandre de Barcellos Linhares, o Land.
É esse espírito que a enfermeira e professora universitária de Estrela Ioná Carreno, 47 anos, busca há sete anos, desde que conheceu a fazenda. De lá para cá, ela anualmente passa temporadas no lugar.
— Aqui tenho a infraestrutura do hotel, sem aquela coisa minada de gente. Posso trazer a Bella (labradora de três anos) e fico tranquila. E eu sou muito mais de um banho de lagoa do que do mar — diz a turista.
SERVIÇO
Pousada Temática Encantos do Sul
Km 73 da BR-101, em Osório
Reservas pelos telefones (51) 99661-2860 e 99218-0798
Não aceita cartões, mas trabalha com depósitos bancários no sinal
Aceita animais de estimação
Oferece ancoradouro para motos aquáticas, lanchas e veleiros
Não oferece refeições e não vende alimentos e bebidas no local
Crianças até seis anos não pagam diária
Fazenda Pontal
Km 2,5 da RS-407, estrada de acesso a Capão da Canoa
Reservas pelo telefone (51) 99971-1793 ou contato@fazendapontal.com.br
Aceita cartões de crédito
Aceita animais de estimação
Crianças até cinco anos não pagam
Pacotes incluem café da manhã. Há restaurante e venda de refeições e bebidas
Atracadouro para veleiros, bascos e motos aquáticas
Oferece passeios a cavalo, bicicletas, material de pesca e prática de tiro