Depois de movimento recorde na freeway na ida para o feriadão de Ano-Novo, a volta pela rodovia e por outros acessos que ligam o litoral à Região Metropolitana e ao interior do Estado ainda tiveram fluxo lento em alguns pontos nesta terça-feira (2). Até as 21h, mais de 88 mil veículos já voltaram do Litoral Norte pela freeway nesta terça – estimativa da Concepa é de que 90 mil façam o trajeto até a meia-noite.
Aos poucos, o fluxo está diminuindo. Na freeway, ainda há lentidão em Santo Antônio da Patrulha e Glorinha.
Acompanhe como foi o trânsito:
Primeiro dia do ano teve congestionamentos
Os engarrafamentos começaram a se formar já no início da tarde de segunda-feira (1º), especialmente na saída das praias (na RS-407, em Capão da Canoa, na RS-030, de Tramandaí a Osório, e na Interpraias, em pontos como Imbé, Mariluz e Nova Tramandaí), e foram piorando ao longo do dia. A partir das 16h50min, a freeway já tinha 100% da capacidade atingida em Osório (o equivalente a um tráfego de 85 veículos por minuto).
No km 26, próximo do acesso a Santo Antônio da Patrulha, o trânsito parou no fim da tarde. Também houve lentidão na região da Lagoa dos Barros, entre o km 9 e o km 11, em Osório. Às 18h, o trecho de 17 quilômetros da lagoa até Santo Antônio praticamente paralisou devido ao grande volume de carros. O itinerário ficou tão complicado que ouvintes da Rádio Gaúcha relataram demora de cerca de quatro horas para concluir o percurso Capão da Canoa-Porto Alegre — o dobro do habitual.
Quem circulou pela Estrada do Mar também enfrentou fluxo intenso e retenções nas rótulas e nos pardais. Ao entardecer, a estrada "entupiu" de Arroio do Sal até Curumim. Na RS-040, em Capivari do Sul, o trânsito ficou devagar junto ao trevo do município. Já na BR-101 houve 24 quilômetros de lentidão, de Torres até Três Cachoeiras. Motivo: no km 24, obras provocaram estreitamento de pista.