Depois da chuva intensa queprovocou alagamentosem Porto Alegre na manhã desta quinta-feira, a previsão é mais animadora para o feriadão de Carnaval que se aproxima.
Conforme os meteorologistas, o fim de semana deve ser de sol e calor em todo o Estado, com termômetros chegando aos 30°C. Pancadas de chuva, porém, devem marcar presença nos finais de tarde. A exceção deve ser o Litoral Sul, onde os banhistas também terão de conviver com a nebulosidade, mas a chuva não deve incomodar.
– Praticamente todos os dias do feriado vão ser aproveitáveis, com um padrão típico de verão: sol, nuvens e chuva no fim da tarde. O tempo começa a mudar entre segunda e terça, quando o sistema de baixa pressão que está se formando sobre a Argentina ganhará força. O Carnaval deve terminar com chuva – diz a meteorologista Thaize Baroni.
Leia mais:
Hospitais danificados mantém atendimento após chuvarada desta quinta-feira
Homem usa caiaque em ponto alagado da Avenida Sertório
Chuva faz moradores reviverem pesadelo de sexta
O dia de tempo mais firme deve ser domingo, quando, apesar da nebulosidade, não há previsão de chuva. Entre segunda e terça-feira, no entanto, pode chover forte em todo o Estado. A chuva deve chegar primeiro ao Litoral Sul e à Campanha, ainda durante a madrugada. Mas ao longo de terça-feira, as demais regiões serão afetadas.
Em Porto Alegre, chuva se aproximou da média mensal em 24 horas
A forte chuva que atingiu a Capital nesta quinta-feira, provocando alagamentos, chegou bem perto da média esperada para todo o mês: das 16h de quarta-feira às 16h de quinta feira, foram 106 milímetros. Em média, fevereiro costuma acumular 108 milímetros de chuva.
Apesar disso, o evento não foi considerado excepcional pela meteorologia. A chuva foi causada, segundo a Siomar, por uma nuvem vinda do Paraguai que atravessou o Estado em direção ao oceano. Como a nebulosidade já era grande na Capital, a chuva foi mais intensa. Mas também por causa dessa nebulosidade, os temidos ventos que causaram estragos no último temporal não ganharam força.
– Como já tinha nebulosidade, o vento não foi tão forte. Chegou a 30 km/h no Aerporto Salgado Filho, enquanto na semana passada passou dos 120 km/h. A temperatura também não estava tão alta. Ontem (quarta-feira), a máxima registrada foi 27°C, enquanto, antes da tempestade de sexta, chegou aos 37°C – explica a meteorologista.
Segundo a profissional, no entanto, a ventania pode voltar na semana que vem. Mas não deve ter a mesma intensidade do que aquela que danificou árvores e edificações pela cidade. No temporal previsto para terça-feira, conforme a meteorologia, as rajadas mais fortes devem ficar entre 50 km/h e 70 km/h.