Prepare-se para mais dias de calor extremo e baixa umidade do ar. Nesta terça-feira, a máxima pode chegar a 38°C em Santiago, na Região Central, e Alegrete, na Fronteira Oeste. A umidade do ar varia entre 15% e 20% na maior parte do Estado, nível considerado abaixo do ideal, que seria entre 40% e 70%.
Segundo a Somar Meteorologia, em Porto Alegre, os termômetros devem superar os 30°C, ficando na casa dos 34°C. Durante a madrugada, a temperatura ficou em 23°C. A mínima foi às 6h, quando os termômetros marcaram 21°C. Na segunda-feira, a Capital registrou a maior máxima de 2016 do RS, quando chegou aos 36,9°C.
Na praia, seguem as boas notícias: o Nordestão dá uma trégua aos veranistas, o sol brilha e os termômetros devem marcar entre 30°C e 31°C, em Tramandaí.
Além do calorão e da baixa umidade do ar, os gaúchos devem ficar atentos ao maior índice de radiação de raios ultravioleta. Em uma medição que vai de um a 15, o Rio Grande do Sul registrará de 11 a 13 entre o meio-dia e às 15h desta terça-feira. A orientação é se proteger com bastante filtro solar, chapéus e bonés.
Tempo deve ficar firme até o final de janeiro no RS
O cenário escaldante deve seguir até o dia 25, quando a nebulosidade tende a aumentar, trazendo chuva ao Estado.
Fique atento aos níveis de umidade do ar:
Veja como foi a manhã em Capão Novo: